Enel afirma ter restabelecido energia seis dias após as fortes chuvas que atingiram SP

São Paulo sofre com novo apagão que atinge várias famílias em algumas regiões do estado

Daniella Andrade Por Daniella Andrade
2 min de leitura
Foto desrtaque: Zona Oeste de São Paulo no escuro (Reprodução/Instagra/@estadao)

Quase uma semana após o temporal que atingiu a Grande São Paulo, o presidente da Enel, Guilherme Lencastre, afirmou na manhã desta quinta-feira (17), que a situação “é muito próxima da normalidade”. Residências e comércios que sofreram um verdadeiro apagão após o temporal histórico tiveram sua energia restabelecida.

Moradores seguem sem energia

Mesmo com a grande operação de retomada feita pela empresa de distribuição de energia, cerca de 36 mil moradores continuam às escuras. Em coletiva de imprensa, Guilherme disse que o número é muito próximo ao normal em dias de eventos adversos.

“Nesse momento estamos com 36 mil clientes sem energia. Isso significa uma operação muito próxima da normalidade. temos 8,2 milhões de clientes. Em uma operação normal oscila entre esse patamar ou pouco mais. Continuamos nossa força de tarefa mobilizada, atuando em campo”, afirmou o presidente.

Chamados abertos durante o temporal serão prioridades


Apagão atingiu Grande SP (Foto: reprodução/Instagram/@portalg1)

Mesmo garantindo que a operação está controlada e segue um padrão de normalidade, o executivo afirmou que é possível que alguns chamados abertos durante o temporal ainda não tenham sido atendidos, para esses casos ele afirma que serão tratados como prioritários e que “esses são os que vamos restabelecer agora”.

Energia foi retomada mais rapidamente

Cerca de 3,1 milhões de pessoas ficaram sem luz durante a primeira queda de energia que ocorreu durante o temporal. A Enel apresentou dados que revelam que a rede afetada inclui 17 linhas de alta tensão, 11 subestações, 221 circuitos de média tensão, 105 transformadores, 251 postes e 1.492 ocorrências com vegetação.

Em novembro de 2023 a cidade também sofreu um apagão. Segundo a companhia, esses foram eventos atípicos e que a recuperação em comparação com o ano passado foi melhor.

Segundo Guilherme Lencraste, mesmo não considerando a situação mais como um estado de crise, a Enel mantém a operação especial até não ter mais nenhuma ocorrência pendente relacionada ao apagão da última semana.

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