Entenda as medidas de segurança que serão implementadas para o Conclave

As autoridades italianas anunciaram um novo reforço nas medidas de segurança em torno do Vaticano a partir das 7h da manhã desta quarta-feira (7), quando terá início o Conclave que elegerá o novo papa. O esquema foi detalhado pela agência de notícias Ansa e envolve um aparato robusto coordenado pelo Departamento de Polícia de Roma, […]

06 maio, 2025
Foto destaque:
Imagem da Praça São Pedro localizada no Vaticano
(reprodução/X/@g1)
Foto destaque: Imagem da Praça São Pedro localizada no Vaticano (reprodução/X/@g1)
Praça São Pedro vista de cima

As autoridades italianas anunciaram um novo reforço nas medidas de segurança em torno do Vaticano a partir das 7h da manhã desta quarta-feira (7), quando terá início o Conclave que elegerá o novo papa. O esquema foi detalhado pela agência de notícias Ansa e envolve um aparato robusto coordenado pelo Departamento de Polícia de Roma, sob a supervisão do comissário Roberto Massucci.


Entenda as medidas de segurança que serão implementadas para o Conclave
Imagem que ilustra a votação dos cardeais para Papa (Foto: reprodução/X/@indus_a)

O plano retoma estratégias de segurança já aplicadas anteriormente, como durante o funeral do papa Francisco, realizado no fim de abril. A Praça São Pedro, onde milhares de fieis devem se reunir à espera do anúncio do novo pontífice, será um dos principais focos da operação.

O acesso à praça contará com postos de controle equipados com detectores de metais, além de vigilância contínua por agentes de segurança. Também será ativado novamente o sistema de defesa antidrone, como parte das precauções contra ameaças aéreas.

Locais onde haverá maior atenção

O perímetro de segurança se estende por áreas estratégicas que cercam o Vaticano, incluindo a Via della Conciliazione, a Via di Porta Angelica e a praça del Sant’Ufficio. Nesses pontos, serão montadas barreiras de inspeção que incluem revistas duplas, uma nas entradas principais e outra já dentro da Praça São Pedro, entre as colunas que cercam a Basílica de São Pedro.

A operação se estende ainda para outras três basílicas papais: São João de Latrão, São Paulo Fora dos Muros e Santa Maria Maior. Esta última, em especial, receberá atenção redobrada devido ao aumento expressivo no número de visitantes, atraídos pelo túmulo do papa Francisco.

Número de agente que participarão do evento

Mais de 4 mil policiais estarão mobilizados em turnos ao longo dos dias, reforçados por 1.500 militares, muitos dos quais equipados com bazucas antidrone, utilizadas como sistema de defesa aérea. Também atuarão cerca de mil especialistas em Inteligência, que trabalharão no monitoramento de possíveis ameaças, além de 3 mil voluntários da Proteção Civil e 2 mil guardas municipais.

De acordo com Massucci, o plano de segurança permanecerá ativo por tempo indeterminado, sendo encerrado apenas após a realização da primeira celebração oficial conduzida pelo novo papa.

Mais notícias