Entenda o que pode acontecer caso Donald Trump seja condenado em julgamento

Sabrina Oliveira Por Sabrina Oliveira
3 min de leitura
Foto destaque: Donald Trump chegando ao julgamento (reprodução/Lev Radin/Anadolu Agency/Getty Images Embed)

Na segunda-feira (15), iniciou-se o julgamento do ex-presidente Donald Trump em Manhattan, sobre as 34 acusações criminais de falsificação de registros comerciais para esconder pagamentos feitos à estrela pornô Stormy Daniels, que afirma ter tido um caso com ele. O objetivo era evitar uma depreciação da campanha eleitoral de 2016. 

O fato é considerado inédito nos Estados Unidos, e apesar da Constituição apresentar soluções para algumas questões, a situação delicada abre margem para que decisões inesperadas sejam tomadas de acordo com o desenrolar do julgamento. 


Donald Trump realizando campanha (foto: reprodução/Alex Wong/Getty Images Embed)


O que diz a Constituição 

Segundo a Constituição americana, para uma pessoa concorrer ao cargo de presidente do país, é preciso: ter 35 anos ou mais, ter nascido nos Estados Unidos e morar no país por pelo menos 14 anos. Não há qualquer informação nas leis sobre alguém condenado ou com antecedentes criminais ser impedido de assumir a posição. 

Caso condenado pelo júri, Donald Trump pode ser preso, mas essa decisão é feita pelo juiz que definirá qual é a melhor sentença. Para as leis, o americano continuaria elegível mesmo preso, sendo estabelecido que, se for eleito e não conseguir cumprir os deveres do cargo, a autoridade é passada ao vice-presidente. 

Porém, especialistas afirmam que devido à complexidade do evento, não sabem exatamente o que pode acontecer no caso de uma possível condenação e eleição. 


Protestos contra Trump em Nova York (foto: reprodução/Drew Angerer/Getty Images Embed)


Eleitores divididos 

Apesar de Trump continuar com a campanha, os impactos de uma condenação podem ser significativos nas urnas. A Bloomberg News e a Morning Consult realizaram uma pesquisa nos estados do Arizona, Geórgia, Michigan, Carolina do Norte, Pensilvânia, Nevada e Wisconsin (decisivos na eleição), sendo que metade dos eleitores não votariam em Donald numa possível sentença.

A CNN, em levantamento feito na Carolina do Norte, informou que seis a cada 10 eleitores ouvidos consideram o ex-presidente apto para a função e também acreditam que a vitória de Biden em 2020 foi ilegítima. Isso mostra que a reação dos americanos a uma possível pena de Donald Trump iria variar de acordo com o posicionamento político adotado nesta campanha eleitoral. 

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile