Alguns grupos que divergem dos princípios e ideias das Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia), que são um grupo de guerrilheiros colombianos, estão usando o aplicativo TikTok com o objetivo de recrutar jovens e crianças. Segundo levantamento da BBC, esta convocação aumentou e ganhou força após uma falta de acordo de paz entre as facções e o governo.
Situação Atual
Sobre o atual momento deste contexto, uma professora que preferiu não se identificar, falou sobre o comportamento dos alunos em sala de aula, se referindo aos vídeos: “Um ou dois dão início à trend, e ela se torna moda na sala de aula”. Completando sobre o assunto, a professora acrescentou:
“Não podemos dar tudo a eles. Lutamos com unhas e dentes e tentamos ignorar nossos medos. Mas quando você vê uma mudança de vida, quando eles voltam e dizem que terminaram a faculdade ou abriram um negócio, é isso que te faz continuar lutando”.
Professora, em relação a situação atual das crianças colombianas.
Há algum tempo, esta situação de convocação de crianças a partir de grupos guerrilheiros é um grave problema no país, partindo do princípio que as negociações por parte do governo com estes grupos também não têm tido sucesso. O atual presidente Gustavo Petro não conseguiu fazer com que estes grupos parassem de operar em território colombiano.
Os vídeos e o recrutamento
O Sistema de Alerta Precoce da Defensoria Pública da Colômbia afirma que os números de crianças recrutadas este ano, devem atingir em menos tempo, a quantidade que se alistou em 2023.
Em relação aos vídeos, todos eles têm incentivo a atividades armamentistas, exaltando figuras do passado e a vida dentro destes grupos guerrilheiros. Os vídeos são divulgados no TikTok, que é hoje a rede social que mais viraliza no mundo inteiro, enquanto o governo colombiano e outras instituições tentam solicitar o banimento destas contas e denúncia aos vídeos postados.