Erik Menendez é internado com quadro grave em San Diego
Erik Menendez, condenado ao lado do irmão pelo assassinato dos pais nos anos 90, foi internado em San Diego, na Califórnia, na última sexta-feira (18). De acordo com seu advogado, ele foi diagnosticado com uma condição médica “grave”, entretanto apesar da confirmação por parte da defesa, não foram dados maiores detalhes acerca. Atualmente, Erik cumpre […]
Erik Menendez, condenado ao lado do irmão pelo assassinato dos pais nos anos 90, foi internado em San Diego, na Califórnia, na última sexta-feira (18). De acordo com seu advogado, ele foi diagnosticado com uma condição médica “grave”, entretanto apesar da confirmação por parte da defesa, não foram dados maiores detalhes acerca.
Atualmente, Erik cumpre pena há mais de três décadas por um dos casos que mais chocou os Estados Unidos, junto a seu irmão, Lyle Menendez. Ambos foram condenados à prisão perpétua sem possibilidade de liberdade condicional pela morte de seus pais, José e Kitty Menendez. No entanto, após o lançamento do documentário intitulado “The Menendez Brothers” e a série “Monsters: The Lyle and Erik Menendez Story”, ambas produzidas pela Netflix em 2024.
Internação emergencial
Na sexta-feira (18), Erik Menendez foi transferido do presídio em que estava em San Diego para um hospital externo, após apresentar uma condição médica classificada como grave por sua defesa. Apesar de seu advogado e família não quererem entrar em detalhes, segundo a TMZ (site americano), ele sofre com cálculos renais, um quadro que exige monitoramento e que pode causar dores intensas e infecções.
Erik Menendez em 1995, comparecendo ao seu julgamento (Foto: reprodução/Ted Soqui/Getty Images Embed)
Já o Departamento de Correções e Reabilitação da Califórnia informou que Erik está em condições razoáveis e que segue estável, apesar da gravidade do problema. O caso está em análise pelo governador da Califórnia, que avalia uma possível licença médica temporária, para que Erik possa se recuperar em condições adequadas e participar da audiência de liberdade condicional que se aproxima.
Condenação e redução da pena
Os irmãos Menendez tiveram suas penas reduzidas em maio de 2025 com base na legislação da Califórnia que prevê revisão de penas para condenados por crimes cometidos ainda na juventude, mais especificamente, antes dos 26 anos. Na época do assassinato, Erik tinha 18 anos e Lyle tinha 21. Com a nova sentença, proferida pelo juíz Michael Jesic, a pena diminui de perpétua para 50 anos, e os torna legíveis a liberdade condicional.
A audiência de Erik e seu irmão está marcada para os dias 20 e 21 de agosto. Caso a junta estadual de liberdade condicional aprove o pedido da defesa, a decisão final caberá ao governador Gavin Newson – que analisa o pedido de licença médica prisional.
O crime ocorreu em 1989 na casa em que a família morava em Beverly Hills e na época em que foram acusados, a defesa argumentou que os crimes foram causados em legítima defesa pelos irmãos. Ainda, foi argumentado pelos advogados dos dois, que eles sofreram abuso sexual por parte do pai durante anos, mas o argumento não foi aceito pelos promotores. De acordo com eles, Erik e Lyle cometerem o crime para que pudessem ficar com a herança milionária de seus pais, José Menendez e Kitty Menendez. José era um empresário cubano com uma carreira de sucesso na indústria da música e Kitty era ex-professora, que havia se tornado dona de casa a fim de cuidar dos filhos.
