Especialista em tecnologia aponta consequências da queda do “X” no Brasil

O especialista em tecnologia, Arthur Igreja, comentou a respeito dos impactos causados pela retirada da rede social devido à polêmica envolvendo Alexandre de Moraes e Elon Musk

4 min de leitura
Foto destaque: Derrubada do X pode proporcionar repercussões negativas para diversos setores brasileiros (Reprodução/KIRILL KUDRYAVTSEV/Getty Images Embed)

O profissional especializado em assuntos envolvendo tecnologia, Arthur Igreja, realizou uma análise aprofundada acerca da repercussão e das consequências que poderão ocorrer após a derrubada da rede social X, conhecida anteriormente como Twitter, no Brasil.

Igreja comentou diversos aspectos que permeiam o caso, logo após o acontecimento polêmico envolvendo o entrave entre o novo dono da plataforma, o empresário estadunidense Elon Musk, de 53 anos, e o ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, de 55 anos.

Análise profissional sobre o caso

Conforme a opinião do especialista, se for executada a ordem da justiça em suspender as atividades do X no Brasil, as empresas fornecedoras de internet no país terão de impedir o acesso dos usuários ao endereço de IP da plataforma. E devido a esta ação, os internautas perderão gradativamente o acesso à rede social em todo o território brasileiro. Entretanto, isso não acontecerá de forma abrupta e imediata, mas demandará um certo tempo para ocorrer de forma completa e irremediável.


Suspensão do X no Brasil poderá afetar a economia nacional (Foto: Reprodução/Nathan Stirk/Getty Images Embed)


Repercussão e resultados da ação

De acordo com Arthur, a queda do X no Brasil proporcionará grande impacto em diversos setores, especialmente o da economia nacional, afetando principalmente empresários, artistas, influenciadores, entre outros tipos de negócios que se utilizam da plataforma para promoverem seus trabalhos.

Segundo Igreja, o X é uma ferramenta fundamental para algumas formas de comércio, como também é uma rede social de grande abrangência, pois muitos usuários no Brasil utilizam a plataforma como meio de comunicação e de informação acerca das notícias que acontecem no país e no mundo.

Métodos alternativos

O especialista afirmou que existem alguns métodos para contornar a suspensão do X no Brasil, como a utilização de VPNs (Redes Privadas Virtuais), de origem estrangeira, para poder usar a plataforma. Contudo, tal medida não solucionará de fato o decréscimo da abrangência dos conteúdos divulgados pelos produtores que trabalham nesse ramo.

Arthur ainda acrescentou que há as opções apontadas pelo bilionário Elon Musk, que afirmou que sua companhia de internet via satélite, a Starlink, oferecerá saídas para o acesso da plataforma para os usuários em diversas partes do planeta.

Embate entre Musk e Moraes

Segundo Arthur Igreja, Elon Musk e Alexandre de Moraes não retrocederam em suas posições e se mantiveram irredutíveis sobre suas decisões. De acordo com ele, enquanto o ministro tentou demonstrar força e poder por meio das leis do país, o empresário norte-americano também permaneceu firme em seu posicionamento e não cedeu às pressões impostas por Moraes.

Quem é Arthur Igreja


Arthur Igreja, especialista em tecnologia (Foto: Reprodução/Instagram/@arthur.igreja)

Além de especialista em temas sobre tecnologia, Arthur também é escritor, possui Masters in International Business nos EUA pela Georgetown University, Corporate Masters of Business Administration na Espanha pela ESADE, Mestrado Executivo em Gestão Empresarial pela FGV, certificação executiva em Harvard e Cambridge.

Seguir
Comunicação Social -Jornalismo pela Universidade Federal de Viçosa.
Sair da versão mobile