Estudo afirma que impactos ambientais devem aumentar a pobreza em 26 anos

Sabrina Oliveira Por Sabrina Oliveira
3 min de leitura
Foto destaque: Criança em aterro de lixo (reprodução/Giordano Cipriani/Getty Images Embed)

Nesta quarta-feira (17), foi divulgado na revista científica Nature um estudo sobre as mudanças climáticas. Segundo os cientistas, os impactos que a Terra enfrenta diariamente podem prejudicar e aumentar muito a pobreza no mundo e trazer consequências devastadoras. 

A redução econômica global pode chegar a 19% nos próximos 26 anos, mesmo se forem feitas mudanças na emissão de resíduos, o que prejudicará muito o futuro das próximas gerações já que segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), o mundo deve atingir um ganho de 3 ºC de aquecimento no próximo século. 

Impactos inevitáveis

Os cientistas afirmaram que o impacto financeiro é inevitável e que irá atingir a todos, eventos climáticos extremos que o mundo vem enfrentando como as ondas de calor, por exemplo, podem causar danos na agricultura, prejudicando a produção, a produtividade do trabalhador e também as capacidades cognitivas.


Queimadas em uma floresta (foto: reprodução/Andrew Merry/Stock/Getty Images Embed)


O estudo divulgou que os prejuízos econômicos ocasionados pelo impacto já chegam a US$ 38 trilhões de dólares, e para que as nações cumpram o Acordo de Paris, que visa diminuir esses danos, elas devem desembolsar cerca de US$ 6 trilhões de dólares até 2050. 

Entretanto, ações imediatas são capazes de reduzir possíveis perdas, o relatório informa que geralmente são feitos esforços para a diminuição de petróleo, gás ou o investimento em tecnologia verde. E os custos ocasionados por essas atividades poderiam ser suficientes para realizar adaptações simples, como a diminuição da rede elétrica em áreas florestais, evitando incêndios, economizando dinheiro e trazendo benefícios. 


Prato com restos de comida (foto: reprodução/Guido Dingemans/De Eindredactie/Stock/Getty Images Embed)


Países mais pobres irão sofrer

Para os pesquisadores, isso não afetará somente os grandes governos, os países com menos recursos sofrerão mais com o clima e a pobreza. É estimado que regiões na Ásia e África tenham uma redução de 22% na renda dos próximos anos, enquanto América do Norte e Europa apresentem 11%. 

A Nature conclui o estudo afirmando que os americanos, apesar de não sentirem tanto o impacto, verão os preços de moradia, alimentação, transporte e atendimento médico aumentarem, modificando seu estilo de vida nos próximos anos.  

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile