O Comando Conjunto da Operação Pantanal, da Força Aérea Brasileira (FAB), informou que desde o dia 28 de junho, ao iniciar as atividades de combate às queimadas, já lançou 336 mil litros de água em focos de incêndio na região, foi dito que somente na ultima quinta-feira (11), foram despejados 24 mil litros em áreas atingidas pelo fogo.
Milhares de litros de água são usados para o combate a chamas
Os voos responsáveis por descarregar até 12 mil litros de água em áreas de incêndio são conduzidos com o Sistema Modular Aerotransportável de Combate a Incêndios (MAFFS, do inglês Modular Airbone Fire Figthing System). Este equipamento possui um turbo que projeta água pela porta traseira esquerda do avião.
De acordo com o comandante da missão realizada no Pantanal, o major aviador Rafael Portella Santos, esta é a primeira vez que a FAB opera o sistema MAFFS instalado no KC-390 Millennium em uma situação real. Disse que foram feitos diversos treinamentos simulados durante a operação da aeronave para que pudessem ter pilotos e tripulantes capacitados para realizar a tarefa.
Bombeiro combatendo queimadas (Foto: Reprodução/Roni Bintang/Getty Images Embed)
Como as tarefas são realizadas
Santos, explicou que toda a operação com o sistema MAFFS é realizada em etapas, A primeira envolve a coordenação em solo do ponto onde é necessário conter as chamas, em seguida é feita a visualização do local, onde é avaliado a redução de riscos para as aeronaves que atuam de forma semelhante e manutenção de contato com a equipe em solo. Após esse ponto, ocorre a primeira passagem, visando a precisão e segurança da operação, em seguida do sobrevoo para o lançamento da água.
Após despejarem a água, a aeronave retornar para reabastecer, e decolar novamente após 40 minutos. Desde o início da missão, a FAB já realizou voos de apoio ao bioma Pantanal, totalizando 24 horas e 35 minutos de voo.
A ação em conjunto de toda a equipe da FAB é crucial para combater as queimadas que assolam o Pantanal protegendo a biodiversidade e as comunidades locais afetadas pelo fogo.