Faustão: entenda porque o apresentador “passou à frente na fila” em novo transplante

Sofia Souza Por Sofia Souza
3 min de leitura
Foto destaque: Faustão (reprodução/Band)

Nesta segunda-feira (26), Faustão passou novamente por um transplante, dessa vez, de rim. O apresentador, que estava em 13° na lista de espera do SUS para a realização do transplante, “passou à frente na fila” e concluiu o procedimento no Hospital Albert Einstein, em São Paulo. 

Em entrevista ao jornal Extra, a Central de Transplantes do Estado de São Paulo afirmou que o procedimento realizado no apresentador seguiu critérios de prioridade estabelecidos pela Secretaria da Saúde do Estado.

“Fausto Silva foi inserido na fila para transplantes no dia 6 de fevereiro e, seguindo resoluções estaduais, foi submetido ao transplante de rim na última segunda-feira, dia 26, cumprindo os critérios de priorização”.

O segundo transplante de Faustão

Desde agosto do ano passado, quando Fausto Silva passou por um transplante de coração, a equipe médica que realiza os cuidados da saúde dele já sabia que o funcionamento dos rins do apresentador estavam comprometidos. No entanto, de acordo com relatos de familiares, o transplante de coração era tratado com mais urgência, em comparação ao renal. 

Após a recuperação do primeiro órgão transplantado, Faustão entrou na lista de espera de transplantes do SUS para receber um novo rim. Desde setembro do ano passado, o apresentador já vinha fazendo três sessões de hemodiálise por semana, procedimento artificial que retira o excesso de líquido do sangue e auxilia no funcionamento dos rins. 

No entanto, com o tempo o procedimento passou a ser insuficiente devido ao quadro cardíaco de Faustão. Nesse contexto, surgiu a urgência da realização do transplante de rim, o qual foi concluído nesta segunda-feira (26). 


Fausto Silva se pronuncia após realização de transplante no coração. (Foto: reprodução/Instagram/@joaosilva)

Como funciona a lista de espera do SUS

Como o quadro de saúde de Fausto Silva necessitava da realização imediata do transplante, o apresentador de 73 anos foi colocado à frente na lista de espera para transplantes do SUS. Nesse contexto, conforme estabelece a Secretaria da Saúde de São Paulo, uma série de critérios de prioridade foram atingidos para a realização desse feito, por exemplo: “a impossibilidade total de acesso para diálise, pós-transplante de outro órgão e pós-doação renal“, características que o quadro de saúde que Faustão apresentava se encaixa. 

Além disso, o órgão do doador concedido ao apresentador também se encaixava em critérios pré estabelecidos, como: a compatibilidade HLA (genética), compatibilidade ABO (sanguínea).

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile