O governo francês tem o objetivo de construir uma prisão de segurança máxima na região da floresta amazônica. O Ministro da Justiça da França, Gérald Darmanin, deu declarações no domingo (18), durante uma visita à Guiana Francesa, local próximo ao lugar da nova construção. O objetivo da prisão é encarcerar chefes do tráfico de drogas.
O tráfico de drogas nessa região é muito forte, pois o local serve como passagem de cocaína da América do Sul, para o mercado Europeu. Com os chefes de tráfico dominando a região, causando conflitos com a segurança local e com as próprias gangues e ocasionando muitas mortes,a prisão servirá como um maior meio de conter os criminosos mais perigosos.
Prisão de segurança máxima
A França revelou um novo projeto de segurança na região da América Latina. O projeto consiste na criação de uma prisão de segurança máxima, em um local dentro da floresta amazônica.
No último domingo (18), em uma visita à Guiana Francesa, Gérald Darmanin, Ministro da Justiça da França, fez um discurso e explicou como seria o projeto.
Entre as informações citadas, está a motivação por trás da construção da prisão, que é o fato de que a região entre a Guiana Francesa e o Suriname serve como um espaço muito proeminente no cenário de tráfico de drogas, então, a cadeia serviria como um método de aprisionar os chefes de grandes esquemas de tráfico.
Gérald Darmanin discursando (Foto: reprodução/RONAN LIETAR/AFP/Getty Images Embed)
Outros detalhes sobre a infraestrutura da prisão também foram revelados, como o lugar, que será exatamente na fronteira da Guiana Francesa com o Suriname, em Saint-Laurent-du-Maroni. Ela conterá espaço para 500 detentos, incluindo sessões para 60 presos de segurança máxima. O complexo também contará com um tribunal e vai custar ao todo 400 milhões de euros.
O cenário do tráfico de drogas
Nessa região das colônias francesas o tráfico de drogas é muito comum, no mundo do crime. A Guiana Francesa acaba sendo um importante ponto para o trânsito da cocaína, da América do Sul, para a Europa. Os conflitos entre as gangues do crime organizado aumentam muito as taxas de homicídio, que são de 18,4 por 100.000 habitantes.
Gérald Darmanin olhando parar um quadro com o esquema da nova prisão (Foto: reprodução/RONAN LIETAR/AFP/Getty Images Embed)
Como esse cenário do tráfico na região é muito avassalador, há superlotação em cadeias das colônias francesas, então a nova prisão visa aliviar o espaço já existente e garantir mais segurança.