A massa de ar frio que trouxe temperaturas baixas para o Centro-Sul do Brasil nesta semana está perdendo força e deve se afastar do país. A boa notícia é que as temperaturas começarão a subir gradualmente a partir deste sábado, 14 de junho e devem ficar mais amenos no domingo.
Recorde de frio na região Sudeste
Recordes de frio foram registrados na região Sudeste nesta última sexta-feira, 13 de junho. Algumas capitais da região registraram as temperaturas mais baixas do ano devido à influência do ar polar. Algumas das capitais são:
- Rio de Janeiro: A capital fluminense teve seu segundo dia consecutivo de recorde de frio, com mínima de 11,8°C. O recorde anterior de 2025 era de 13,2°C.
- Vitória: A capital capixaba também amanheceu fria, registrando 17,3°C, superando a mínima anterior de 17,9°C de 20 de maio.
- Belo Horizonte: A capital mineira marcou sua menor temperatura do ano pelo segundo dia seguido, atingindo 8,1°C, um pouco abaixo dos 8,6°C registrados na quinta-feira.
A expectativa é que o clima comece a se normalizar nos próximos dias, trazendo um alívio para quem sofreu com o frio intenso.
Madrugadas e manhãs menos geladas
De acordo com a meteorologista Josélia Pegorim, da Climatempo, o aquecimento será mais perceptível durante a tarde, mas as madrugadas e manhãs já não serão tão geladas quanto nos últimos dias
Pedestres enfrentam onda de frio em São Paulo (Foto: Reprodução/NurPhoto/Getty Images Embed)
Essa alteração climática sugere uma transição para dias mais amenos e confortáveis, especialmente para quem realiza atividades ao ar livre durante a tarde. A expectativa é de que o sol apareça com mais frequência, contribuindo para a sensação de aquecimento e afastando a atmosfera gelada que predominou nos últimos dias, marcando o fim do frio intenso em muitas áreas. O aquecimento gradual, com destaque para as tardes mais quentes e madrugadas e manhãs menos geladas, trará um alívio bem-vindo e indicará uma mudança significativa nas condições climáticas.