Frio intenso e geada atingem o Rio Grande do Sul com mínima de 0,3ºC

Pedro Ramos Por Pedro Ramos
3 min de leitura
Rio Grande do sul tem tréguas nas chuvas e início de geadas (Fotografia: Reprodução/G1)

Após uma pausa na chuva que causou vários transtornos entre o final de abril e a primeira quinzena de maio, o Rio Grande do Sul amanheceu com tempo firme, geada e mínimas de até 0,3ºC. Segundo a Climatempo Meteorologia, pelo menos 20 municípios do estado registraram temperaturas abaixo de 5ºC nesta quarta-feira (15).

Quaraí, localizada na Fronteira Oeste, marcou a menor temperatura do estado, atingindo 0,3ºC por volta das 8h. São José dos Ausentes registrou uma mínima de 1ºC, enquanto Santana do Livramento chegou a 1,9ºC. Porto Alegre também quebrou seu recorde de frio, com uma mínima de 6,9ºC.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja indicando declínio de temperatura em todo o RS, com queda superior a 5ºC em algumas regiões.

Retorno da instabilidade

A instabilidade retorna na quinta-feira (16), com a Climatempo prevendo a volta da chuva devido à circulação de ventos em diferentes níveis, associada à umidade proveniente da Região Norte do Brasil.

Na sexta-feira (17), uma nova frente fria avançará pelo Rio Grande do Sul, mantendo o tempo fechado e chuvoso, com possibilidade de temporais.

Frio em outras regiões do sul

O Rio Grande do Sul continuará ensolarado e frio nesta quarta-feira, 15, com previsão de geada na fronteira com o Uruguai, na serra e no planalto ao norte do estado. Na Serra Gaúcha, os termômetros podem marcar até -2ºC em São José dos Ausentes. Na quinta-feira, 16, a previsão é de chuva forte em várias áreas, incluindo Porto Alegre e a serra.

Em Santa Catarina e Paraná, o frio também será intenso nesta quarta-feira, com geada no sul do Paraná, planalto sul e norte de Santa Catarina, e na serra catarinense, que deverá ser o local mais frio do Brasil nesta quarta-feira. Urubici e Urupema podem registrar até -3ºC devido à grande altitude.

Até o momento, as temperaturas mais baixas do ano estão previstas para serem registradas em Curitiba e Florianópolis, com mínimas de 12ºC e 13ºC, respectivamente, enquanto as máximas devem alcançar os 16ºC e 18ºC.

Riscos de geada e de perdas agrícolas

Foram emitidos alertas pelo Inmet sobre o risco de geada na região Sul, abrangendo um alerta classificado como “perigo” para o sul do Rio Grande do Sul e a Serra Gaúcha. Nessas áreas, existe a possibilidade de danos às plantações devido às temperaturas mínimas variando entre 3ºC e 0ºC.


Na região Sul, o Inmet emitiu alertas indicando o risco de geada (Fotografia: Reprodução/G1)

Outro alerta de “perigo potencial” foi emitido para o Rio Grande do Sul e o sul de SC, também devido ao risco de perdas agrícolas com temperaturas mínimas de 3ºC.

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile