Na última quinta-feira (15), um deputado federal apresentou uma proposta na Câmara que prevê impedir o uso de bebês reborn para obter atendimento preferencial ou furar filas no Brasil. Essas bonecas são modelos muito realistas que parecem bebês de verdade. A ideia é aplicar multas que podem chegar a mais de 30 mil reais para quem usar esse tipo de artifício para ganhar benefícios destinados a crianças pequenas e seus responsáveis.
Segundo o deputado Zacharias Kalil, a prática não só vai contra a honestidade nas relações do dia a dia, como também atrapalha o funcionamento de serviços públicos, principalmente unidades de saúde, onde crianças que realmente precisam de atendimento acabam esperando mais tempo.
O valor da multa depende de vários fatores, como a gravidade da situação, se a pessoa já fez isso antes e sua condição financeira. O dinheiro arrecadado seria repassado para fundos que cuidam dos direitos de crianças e adolescentes.
Carolina Rossi publicou em suas redes sociais o vídeo em que simula o nascimento de uma bebê reborn, cena que chamou atenção na internet (Vídeo: Reprodução/Instagram/@carolinarossi10)
Outros projetos sobre bebês reborn
Além dessa proposta, outros dois projetos relacionados aos bebês reborn foram apresentados no mesmo dia. Um deles quer proibir que instituições de saúde façam atendimento médico a essas bonecas. O outro busca definir como ajudar psicologicamente pessoas que criam um vínculo muito forte com esses brinquedos.
Por enquanto, são apenas projetos. O projeto de lei só vira lei de verdade após passar por várias etapas na Câmara, no Senado e receber a aprovação do presidente.
O fenômeno dos bebês reborn nas redes
O assunto ganhou destaque porque muitas pessoas começaram a falar sobre “mães reborn” nas redes sociais, grupos que cuidam dessas bonecas e compartilham vídeos e fotos. Essa tendência gerou comentários, brincadeiras e até encontros presenciais, como um evento que rolou no Parque do Ibirapuera, em São Paulo.
Recentemente, no Rio de Janeiro, foi aprovado um projeto para criar o Dia da Cegonha Reborn, uma data para homenagear quem faz essas bonecas.