O perfil @assistencia_inss tem aplicado golpes em aposentados e pensionistas do INSS. Apesar de aparentar confiável, verídico e de oferecer uma assistência, o perfil não faz parte do Instituto e vem usando de má índole para coletar dados de usuários a fim de acessar contas bancárias e realizar empréstimos consignados sem o consentimento.
O INSS alerta que perfis como este atraem pessoas por meio de postagens que são copiadas do canal oficial oferecendo serviços fáceis e ágeis para que os clientes se sintam confortáveis em passar os dados pessoais e acreditar que estão sendo ajudados por um funcionário da instituição.
PRESIDENTE DO INSS PEDE ATENÇÃO
Gilberto Waller Júnior, presidente do INSS, fez um alerta para que as pessoas estejam atentas aos golpes e aos pedidos de informações pessoais. Salientou para os usuários que não entrem em links suspeitos e que
“Não abra nada, não aceite facilidades. Não há facilidade para poder receber esse seu dinheiro, que é devido a você”

O aplicativo Meu INSS é o caminho mais indicado para o pedido de ressarcimento (Foto: reprodução/g1)
O presidente do Instituto também já havia reforçado que o único canal oficial de contato é o aplicativo Meu INSS, sendo mensagens via WhatsApp, e-mail ou SMS fraudulentas e passíveis de desconfiança.
CANAIS OFICIAIS
Os usuários foram notificados para que contestassem e pedissem o ressarcimento dos valores descontados. O Instituto Nacional do Seguro Social disponibilizou canais de atendimento para que aposentados e pensionistas façam contestações e busquem informações, os quais devem ser acessados em sites oficiais, como o gov.br/meuinss, o aplicativo Meu INSS e o telefone 135.
Segundo informações, 9 milhões de usuários foram notificados por descontos indevidos em seus benefícios e 1.467.933 aposentados já acessaram o aplicativo do Meu INSS e verificaram que houve descontos feitos por associações.
O objetivo é permitir que esses beneficiários confirmem ou neguem a autorização dos valores registrados em suas folhas de pagamento para que, caso tenha ocorrido tais descontos, os valores sejam restituídos às contas de onde saíram.