Governo federal lança sistema de alertas de emergência para chuvas e deslizamentos

Carlos Enriki Por Carlos Enriki
4 min de leitura
Foto Destaque: Ruas alagadas Rio Grande do Sul (Reprodução/Getty Images/Getty Images Embed)

O governo federal anunciou o lançamento de um inovador sistema de alertas de emergência voltado para chuvas intensas e deslizamentos de encostas. O anúncio foi feito por Armin Augusto Braun, diretor do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), durante um seminário promovido pelos jornais O GLOBO e Valor Econômico e a rádio CBN. A nova ferramenta, que será chamada de “cell broadcast”, é resultado de uma parceria entre o Ministério das Comunicações, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e as principais companhias telefônicas do país.

Como Funciona o Sistema

O “cell broadcast” enviará mensagens de alerta sobre eventos climáticos severos diretamente para todos os celulares ativos em uma determinada região, independentemente do modelo do aparelho ou da operadora de telefonia. O sistema será inicialmente testado em projeto-piloto em cerca de dez cidades, selecionadas por suas características específicas e tecnologias utilizadas.

Segundo Braun, a implementação do sistema exige tempo e preparação, incluindo a criação de uma cultura interna entre os agentes da Defesa Civil municipal e estadual, que serão responsáveis por disparar as mensagens. Ele destacou a importância de não apenas emitir os alertas, mas também indicar ações subsequentes e desenvolver planos de contingência específicos. Além disso, a comunidade precisa ser preparada para responder adequadamente aos alertas recebidos.


Ruas alagadas Rio Grande do Sul (Foto: Reprodução/Getty Images/Getty Images Embed)


As informações para os alertas poderão vir tanto da Defesa Civil municipal e estadual quanto do governo federal. Atualmente, o Cenad recebe dados de agências federais, como o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e a Agência Nacional de Águas (ANA), e os repassa para estados e municípios. No entanto, informações locais, como as fornecidas pelo Rio de Janeiro, que possui seus próprios mecanismos de previsão do tempo, também poderão ser integradas ao sistema.

Esforço para Preservar Vidas

O desenvolvimento do “cell broadcast” reflete um esforço contínuo do governo para melhorar os sistemas de disparo de mensagens de emergência existentes e, assim, proteger a população. O novo sistema supera limitações do atual serviço de SMS da Defesa Civil, que requer que os cidadãos se inscrevam manualmente para receber alertas e não atende adequadamente estrangeiros ou pessoas com notificações de SMS desativadas.

Hoje, a pessoa precisa enviar o seu número de CEP para o número ‘4099’ para receber alertas da Defesa Civil. Mas se ela está com notificação desabilitada para SMS, ela acaba não recebendo. E estrangeiros, por exemplo, que têm telefone de outro DDD, não conseguem se cadastrar na rede brasileira de telefonia. O ‘cell broadcast’ vai permitir que essa mensagem chegue a todos os celulares de uma região, basta ter sinal da operadora“, explicou Braun.

O novo sistema promete ser um avanço significativo na gestão de riscos e desastres no Brasil, contribuindo para a preservação de vidas e a minimização de danos em situações de emergência climática.

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile