INMAG | Todos os direitos reservados.

Hi, what are you looking for?

Notícias

Grupo Golos afirma que a eleição russa foi a mais corrupta da história

Nesta segunda-feira (18) o grupo independente Golos disse que a eleição russa foi a mais corrupta da história.

Putin
Foto destaque: Vladimir Putin. (Foto: reprodução/pixabay)

Afirmado por um grupo independente de monitoramento eleitoral da Rússia nesta segunda-feira (18), a eleição presidencial, na qual Vladimir Putin emergiu vitorioso com quase 90% dos votos, foi identificada como a mais fraudulenta e corrupta no país.

Veja o que o grupo Golos disse á respeito da eleição russa

O grupo Golos indicou que os eventos de três dias encerrados no domingo não podem ser considerados autênticos, visto que ocorrem num contexto em que os princípios fundamentais da Constituição russa, que asseguram os direitos e liberdades políticas, não foram respeitados.

O Golos também destacou que nunca antes se testemunhou uma campanha presidencial tão distante dos padrões constitucionais. Enquanto isso, o Kremlin celebrou o resultado, ressaltando a participação recorde de 77,4%, interpretada como uma demonstração de apoio consolidado a Putin pelo povo russo. Rejeitaram-se veementemente as críticas ocidentais à legitimidade do processo eleitoral.

Países como os Estados Unidos, Alemanha e Reino Unido denunciaram a votação como não livre nem justa, citando à detenção de opositores políticos e a censura. O Golos, estabelecido em 2000 como o único órgão independente de fiscalização eleitoral na Rússia, foi rotulado como “agente estrangeiro” em 2013, impedindo-o de enviar observadores para os locais de votação. Seu líder, Grigory Melkonyants, está atualmente detido, enfrentando acusações que o Golos afirma serem politicamente motivadas.


Vladimir Putin. (Foto: reprodução/Getty Images Embed)


A comissão eleitoral russa afirmou que a votação foi realizada sob escrutínio apropriado, citando um grande número de observadores russos e estrangeiros designados por candidatos, partidos e organizações sociais.

No entanto, o Golos revelou que candidatos e partidos se abstiveram de enviar observadores em algumas regiões. Enquanto em outras áreas, observadores foram removidos após o início da votação, sob alegações de pressão. O grupo também destacou casos de intimidação de eleitores por agentes da lei, incluindo relatos de observadores sendo expulsos das assembléias de voto e de eleitores sendo monitorados enquanto preenchiam suas cédulas.

A eleição foi marcada por protesto e detenção

Além disso, houve relatos de incidentes de protesto nos locais de votação, com alguns indivíduos incendiando cabines de votação ou vandalizando urnas. Autoridades eleitorais russas alertaram que tais ações seriam punidas severamente, com o chefe eleitoral advertindo que os infratores poderiam enfrentar até cinco anos de prisão. Segundo o grupo de direitos humanos OVD-Info, pelo menos 74 pessoas foram detidas em toda a Rússia no último dia de votação no domingo.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

18 + quinze =

Mais lidas

Empreender na Prática

Não há contradição entre frescor, relaxamento e bem-estar. Na rotina de self-care, os body splashes se tornaram protagonistas quando assunto é refrescar o corpo...

Saúde e Bem Estar

A Massagem Nuru é uma prática terapêutica que tem origem no Japão e se tornou cada vez mais popular em diversos países, incluindo o...

Magazine

Quem conhece Nicole Bahls, sabe que ela é babado, confusão e alegria, por onde passa deixa seu rastro de carisma e felicidade. Nicole é...

Reality

A final de A Fazenda 15 vai acontecer na quinta-feira (21). Quatro integrantes estão na disputa pelo prêmio de um milhão e meio de...