INMAG | Todos os direitos reservados.

Hi, what are you looking for?

Notícias

Guerra na Ucrânia: em meio ao conflito, Zelensky vai à França celebrar Dia D

Presidente da Ucrânia vai à França para a celebração da data que marcou a Segunda Guerra Mundial

presidente da ucrânia
Volodymyr Zelensky (Foto destaque: reprodução/Sergey Dolzhenko/Lusa)

Volodymyr Zelensky, presidente ucraniano, chegou à Normandia nesta quinta-feira (6) marcando o 80º ano desde os desembarques do Dia D  quando mais de 150.000 soldados invadiram a França pelo mar e pelo ar para expulsar a força militar da Alemanha nazista, em 6 de junho de 1944.

Em meio ao cenário da guerra na Ucrânia acontecendo nas fronteiras do continente europeu, a comemoração deste ano celebrando esse momento de virada da Segunda Guerra Mundial tem um significado especial.

Dia D

Também conhecido como “Operação Overlord” ou “Operação Netuno” aconteceu na manhã do dia 6 de junho de 1944, tendo sido planejado com um ano de antecedência. As tropas aliadas responsáveis por invadir o território francês ocupado pelos nazistas eram formadas por tropas dos Estados Unidos,  Grã-Bretanha e do Canadá.

A tropa utilizada durante a invasão incluia milhares de navios, aviões e milhões de soldados que atravessaram o Canal da Mancha, localizado entre a Inglaterra e a França para atacar a costa da Normandia.


Guerra na Ucrânia: em meio ao conflito, Zelensky vai à França celebrar Dia D
Soldados ameicanos desembarcam na Normandia no Dia D
(Foto: reprodução/Exército dos EUA/AFP/Arquivo)

O conflito durou várias semanas com bombardeios até o início de agosto, porém a rendição nazista só aconteceu em maio do ano seguinte após a morte de Adolf Hitler e da queda do Muro de Berlim poucos meses antes.

80 anos depois

Para a celebração da data histórica, diversos líderes mundiais se reúnem na Normandia, na França para homenagear a data marcante e que foi um ponto de virada no conflito mundial da época. 

Entre esses líderes, está o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, principal aliado da Ucrânia na guerra contra a Rússia. Apesar de ser a principal celebração, a Inglaterra também comemora a data com a presença da família real britânica e de veteranos de guerra.


Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Empreender na Prática

Não há contradição entre frescor, relaxamento e bem-estar. Na rotina de self-care, os body splashes se tornaram protagonistas quando assunto é refrescar o corpo...

Saúde e Bem Estar

A Massagem Nuru é uma prática terapêutica que tem origem no Japão e se tornou cada vez mais popular em diversos países, incluindo o...

Celebridades

O cantor foi fotografado ao lado da esposa Bianca Censori. Ele estava mascarado e ela nua, sob uma capa de chuva transparente.

Magazine

Quem conhece Nicole Bahls, sabe que ela é babado, confusão e alegria, por onde passa deixa seu rastro de carisma e felicidade. Nicole é...