Incêndio afeta 300 famílias em favela na Zona Sul de São Paulo

Ana Livia Menezes Por Ana Livia Menezes
3 min de leitura
Foto Destaque: Incêndio na comunidade de Olaria, na Zona Sul de São Paulo (Reprodução/TV Globo)

Uma favela na Zona Sul de São Paulo foi atingida por um incêndio de grande proporção na madrugada desta terça-feira (25). Cerca de 300 famílias foram afetadas, segundo um líder comunitário. O fogo também destruiu dezenas de casas da comunidade Olaria, no bairro Campo Limpo.

O fogo começou por volta da meia-noite e se alastrou rapidamente. A comunidade é Localizada entre os bairros de Vila Andrade e Campo Limpo. 

Consequências do fogo para as famílias

Os habitantes da favela mostram vídeos de incêndios em grande proporção nas redes sociais, antes do fogo ser contido, difundindo-se entre as casas da comunidade. As casas na favela são feitas de madeira, material que torna a população mais suscetível às chamas e acelera o rastreamento da neblina.


Incêndio no bairro Campo Limpo (Vídeo: reprodução/X/@rtnoticias_br)


Nenhuma pessoa foi ferida, conforme dados divulgados. Definir os prejuízos para os moradores ainda é cedo. Mais de 300 famílias foram afetadas e vários moradores acabaram em hospitais como resultado em decorrência da intoxicação causada pelas chamas do fogo. É importante ressaltar que alguns moradores estão desalojados, perderam documentos e perderam alguns animais de estimação que não foram resgatados.

Equipe de combate ao fogo

O fogo foi parcialmente controlado às 3h da manhã. Para combater o incêndio, o Corpo de Bombeiros mobilizou cerca de 20 viaturas; inicialmente, 15 viaturas foram acionadas, mas, devido à grande proporção, mais caminhões foram mobilizados. 

Na parte da manhã, os bombeiros trabalhavam na etapa de rescaldo, conforme indicado pelo G1, ou seja, a equipe trabalhava em atividades principalmente para resfriar e eliminar os focos de fogo.

Os moradores da comunidade também ajudaram com baldes de água e mangueiras. Não se sabe ainda as causas do incêndio; investigações serão realizadas.

Assistência aos moradores

As famílias prejudicadas e desabrigadas devem receber assistência da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social. A Defesa Civil e a subprefeitura de Campo Limpo foram acionadas para a gestão da situação emergencial, ações devem ser realizadas para lidar com as consequências do incêndio e garantir auxílio às vítimas.

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile