Nesta sexta-feira (10), um novo foco do incêndio que atinge Los Angeles, denominado de “Incêndio Kenneth”, se espalha próximo à região de Calabasas, conhecida por ser o local de moradia de diversas celebridades hollywoodianas, como irmãs Kardashians, Will e Jada Pinkett-Smith, John Travolta entre outros artistas.
O fogo começou na terça-feira (07) e se espalhou rapidamente devido aos ventos fortes e à vegetação seca, atingindo grande parte da capital californiana.
Mobilização de emergência na cidade
O incêndio Kenneth atingiu grande parte do território da cidade dos anjos. Até o momento, foram confirmadas 10 mortes. Diversas mansões de luxo e pontos turísticos da cidade sofreram algum tipo de dano, chegando a um prejuízo estimado de 135 a 150 bilhões de dólares.
As autoridades locais declararam estado de emergência, com bombeiros e equipes de resgate trabalhando incansavelmente para conter as chamas.
Foi realizada a evacuação de cerca de 180 mil residentes em bairros vulneráveis às margens das florestas, além do cancelamento de diversos eventos, como a cerimônia do Critics Choice Awards. Centros de acolhimento foram estabelecidos para os desabrigados, oferecendo abrigo e suprimentos básicos.
Desafios enfrentados pelas equipes
Os fortes ventos, comuns nesta época do ano, dificultam os esforços para conter o incêndio, com rajadas que espalham faíscas para novas áreas. Mais de 500 bombeiros estão envolvidos na operação, utilizando aviões-tanque e helicópteros para despejar água e conter o fogo.
Apesar das dificuldades, as autoridades locais afirmam que as condições, com ventos mais calmos, contribuíram de maneira significativa para apagarem dois focos do incêndio.
Chamas avançam pela costa de Los Angeles (reprodução/Jason Ryan/NurPhoto/Getty Images Embed)
Segundo informações do G1, o atual presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, publicou um decreto reconhecendo o evento de Los Angeles como um desastre de grandes proporções.
A prefeita da cidade, Karen Bass, também se pronunciou por meio de nota oficial, e afirmou que este é o pior incêndio da história da região.