Incêndios no Pantanal afetam saúde da população do Mato Grosso do Sul

Ruan Santos Por Ruan Santos
3 min de leitura
Foto Destaque: incêndios no Pantanal afetam moradores de cidades próximas a região (reprodução/CBMMS)

Moradores de cidades em Mato Grosso do Sul, um dos estados onde está localizado o Pantanal vem a semanas sofrendo com a constante fumaça vindo de incêndios florestais na região. 

Moradores sofrem com fumaça

A temporada de queimadas no bioma começou mais cedo neste ano, fazendo que, desde então, muitos municípios fiquem completamentos encobertos pela fumaça, com cenas que simulam a situação de grandes metrópoles. 

A cidade de Corumbá, conhecida por muitos como uma porta de entrada para o Pantanal, foi uma das mais afetadas, sendo possível ver a linha de fogo consumindo a vegetação durante a noite e sua população reclamar de mal-estar e falta de ar nos últimos dias. 

Em hospitais próximos a região, os atendimentos por problemas respiratórios triplicaram nesse mês, a Secretaria de educação recomendou que os moradores suspense suas atividades físicas ao ar livres por enquanto e reforçar a hidratação. 


Fumaça em incêndio
Fumaça em incêndios no Pantanal chega nas cidades (Foto: reprodução/Ângelo Rabelo)

“Já tem mais de 20 dias, 30 dias, que não abre uma janela. Não dá. Não tem como você circular o ar na casa. Você já sai do quarto de manhã cedo sentindo aquele cheiro de fumaça”. Revela a autônoma Silvana Villagra. 

A situação se agrava por conta da enorme seca na região, a última chuva ocorreu a mais de 50 dias, a população constantemente vê caindo do céu a fuligem que toma conta das casas, ruas e dos comércios locais.  

Situação de alerta

Os incêndios já fazem parte dos ciclos do Pantanal, porém para o pesquisador da Embrapa, Walfrido Thomaz, a intensidade e a frequência atual das queimadas podem prejudicar a capacidade de renovação do bioma, fazendo um sinal de alerta para a situação. 

‘’São as coisas que compõem o ecossistema, que pode estar sendo afetado por incêndios intensos em larga escala e principalmente repetitivos nas mesmas áreas. Aí sim o ecossistema começa a perder essa tal de resiliência que a gente chama”. Disse Thomaz. 


Queimadas
Alta quantidade de queimadas podem prejudicar renovação do bioma (Foto: reprodução/CPA-CBMMS / Mairinco de Pauda)

O fogo descontrolado continua na região, nos últimos dias, o pantanal obteve 508 focos de incêndio confirmados, com 409 deles sendo em Corumbá. 

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile