Durante meados da manhã e do meio-dia desta terça-feira (5), as redes sociais Instagram e Facebook se mostraram instáveis para uso do público de diversos países, inclusive o Brasil. As redes chegaram a ficar fora do ar.
Mais de 40 mil usuários registraram reclamações em relação ao funcionamento do Facebook, já quanto ao Instagram, os números chegam a 30 mil, de acordo com informações do site Down Detector, conhecido por reunir as reclamações sobre aplicativos e sites, mostrando o índice de ocorrências.
Outros países também demonstram falhas de funcionamento quanto às redes. Nos Estados Unidos, o Facebook foi alvo de mais de 580 mil reclamações e o Instagram, mais de 90 mil. O Reino Unido registrou mais de 150 mil reclamações a respeito do funcionamento do Instagram, e mais de 25 minutos quanto ao Facebook.
As redes do grupo Meta começaram a normalizar por volta das 14h, diminuindo os relatos e reclamações.
Falha de operação
Durante o período de falha dos aplicativos Facebook e Instagram, os usuários, ao tentarem acessar suas redes eram surpreendidos com diferentes adversidades: no Instagram aparecia a mensagem “não foi possível carregar o feed” ou “sem conexão com a internet“. Já o Facebook, desconectou os usuários de suas contas e não permitia o retorno de conexão aos perfis. O WhatsApp também foi alvo de reclamações quanto a sua instabilidade, entretanto, em menor número.
O Grupo Meta se pronunciou através das redes sociais, usando o antigo Twitter e atual X, Andy Stone, diretor de comunicações da empresa, afirmou que a empresa estava ciente da instabilidade e que trabalhava na resolução do problema.
“Estamos cientes de que as pessoas estão tendo problemas para acessar nossos serviços. Estamos trabalhando nisso agora”
Andy Stone
Usuários se divertem

Acostumados com as quedas esporádicas das redes pertencentes a Meta, os usuários já possuem o costume de se divertir quando isso acontece, gerando meme e entretenimento nas redes que permanecem funcionando, dessa vez, através do twitter e também no Instagram após seu retorno, diversos usuários comentaram a situação e fizeram piada. Confira:
A descontração é comum entre os internautas da rede, compartilhando os famosos memes entre si.