Irã lança dezenas de mísseis contra Israel em retaliação

Ruan Santos Por Ruan Santos
3 min de leitura
Irã lança misseis (Foto/reprodução/AFP)

Após ameaças realizadas nos dias anteriores, neste sábado (13) o Irã enviou dezenas de mísseis e drone para atacar o território israelense, em comunicado, Daniel Hagari, porta-voz das IDF (sigla em inglês para Forças de Defesa de Israel) junto a Guarda Revolucionária do Irã, revelam que os drones chegarão a Israel em questão de horas. 

Inicio para o ataque

Em reportagem do canal 12, de Israel, o exército iraniano lançou um número próximo de 100 drones e mísseis. As forças de Israel teriam derrubados alguns antes chegarem ao país, no espaço aéreo entre a Síria e a Jordânia, é previsto que o restante do armamento alcançar o território às 20h no sábado (2h da madruga deste domingo no horário local)  

Em um post oficial no X (antigo Twitter), a IDF confirma alerta sobre o ocorrido e seus planos para reverter situação. 

“Mais cedo, o Irã lançou drones de dentro do seu território em direção a Israel. As IDF estão em alerta máximo e monitorando a situação. A defesa aérea das IDF está em alerta máximo, juntamente com os caças aeronáutica e os navios da marinha israelense que estão em missão de defesa do espaço aéreo e naval israelense. As FDI estão monitorando todos os alvos” 



Irã revida

O avanço se trata de uma retaliação em resposta ao bombardeiro no consulado iraniano em damasco, no dia 1º de abril, os aviões militares atingiam e assassinaram 7 membros da Guarda Revolucionária do Irã, entre eles estava Mohammad Reza Zahedi, o comandante da operação. 

Depois desse acontecimento, as autoridades israelenses aguardavam um iminente ataque, Yoav Gallant, o ministro da defesa do país mencionou a importância de monitorar as ameaças aeras para mapear os projeteis e quando será necessário a população se abrigar. 

’O país já estava se preparando e “monitorando de perto um ataque planejado” de Irã ou um de seus grupos aliados há dias’’, informou Gallant. 


Yoah Gallant
Yoah Gallant em entrevista (foto/reprodução/Saul Loeb/AP)

Durante conferência da ONU, os representantes do Irã garantiram que esse será um conflito ente eles e Israel, e informou para que os EUA e outros países não entrarem no conflito. 

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile