Nesta segunda-feira (09), o Itamaraty afirmou, através de uma postagem na plataforma X, que o ativista brasileiro Thiago Ávila chegou ao aeroporto de Tel Aviv, onde embarcará em outro avião rumo ao Brasil.
“A Secretária-Geral confirmou a chegada de Thiago Ávila ao aeroporto de Tel Aviv, de onde retornará ao Brasil. Assegurou a presença de funcionários da Embaixada do Brasil no aeroporto para garantir que o brasileiro receba tratamento digno e tenha seus direitos observados”, afirmou o Ministério das Relações Exteriores em postagem na plataforma X.
Junto a outras pessoas, incluindo a ativista sueca Greta Thunberg, Thiago estava em um navio de ajuda humanitária a caminho da Faixa de Gaza, quando foi interceptado pela Marinha Israelense.
Postagem do Itamaraty sobre reunião com mulher de Thiago Ávila (Foto: reprodução/X/@ItamaratyGovBr)
Thiago Ávila
O brasileiro Thiago Ávila da Silva Oliveira, de 38 anos, é uma das pessoas que estavam no navio de ajuda humanitária interceptado pela Marinha Israelense no último domingo (08). A embarcação estava a caminho da Faixa de Gaza com mantimentos e medicamentos.
Thiago é um ativista comunitário membro do Freedom Flotilla Coalition (FFC), uma organização que presta ajuda humanitária à Faixa de Gaza. Nascido em Brasília, desde jovem Thiago se envolveu com movimentos da agroecologia e ajuda social.
Com 720 mil seguidores no Instagram, Thiago compartilha o seu trabalho de ação humanitária em diversos países e vem mostrando de perto a sua atuação em Gaza junto ao FFC.
Nos últimos dias, um vídeo publicado por Thiago chamou a atenção, no qual ele diz: “se você está assistindo a esse vídeo, quer dizer que fui detido ou sequestrado por Israel, ou outra força cúmplice no Mediterrâneo, em nosso caminho para a Faixa de Gaza para romper o cerco”.
A resposta do Itamaraty
Nesta terça-feira (10), o Itamaraty divulgou uma nota sobre a interceptação da embarcação em que Thiago Ávila e outras pessoas estavam. No comunicado, o Ministério das Relações Exteriores afirmou acompanhar de perto a situação e pediu a liberação dos ativistas.
“Ao recordar o princípio da liberdade de navegação em águas internacionais, o Brasil insta o governo israelense a libertar os tripulantes detidos.”, diz parte da nota.
Um vídeo compartilhado pela Coalizão da Flotilha da Liberdade, uma organização voltada a prestar ajuda humanitária à população da Faixa de Gaza, mostra as pessoas dentro da embarcação sendo abordadas pela Marinha Israelense.
Enquanto isso, outras imagens divulgadas pelo Ministério das Relações Exteriores de Israel mostram comida e água sendo entregues aos ativistas. Hoje o Itamaraty confirmou a volta de Thiago ao Brasil.