Furacão Melissa agrava enchentes e cidade na Jamaica fica coberta por animais mortos
Furacão Melissa de categoria 5 devasta o oeste da Jamaica, moradores realizam limpeza massiva; enquanto autoridades confirmam ao menos 19 mortos no país
O furacão Melissa, classificado como categoria 5, atingiu o oeste da Jamaica e deixou comunidades submersas. Entre destroços e animais mortos levados pelas águas, os moradores agora enfrentam uma extensa operação de limpeza.
Segundo o The New York Times, durante uma coletiva de imprensa, a ministra da Informação, Dana Morris Dixon, afirmou que o governo jamaicano está “com todos os esforços concentrados” para auxiliar na recuperação do país após uma devastação considerada “inimaginável”. Segundo ela, chegaram “relatos confiáveis” apontando a localização de mais quatro corpos em Westmoreland e um em St. Elizabeth.
Furacão Melissa
O furacão Melissa avançou pelo norte do Caribe depois de causar ampla devastação na Jamaica, em Cuba e no Haiti, deixando ao menos 50 mortos. Classificado como o mais intenso a atingir a região em quase nove décadas, o fenômeno provocou ventos violentos, fortes marés e enchentes de grandes proporções. Trata-se do furacão mais severo registrado no país nos últimos anos, marcado por um cenário de destruição generalizada e graves consequências climáticas.
Em Black River, moradores enfrentam cenas de caos, procurando comida e água entre a lama e os escombros deixados pelo colapso da infraestrutura local.
Prédios danificados após a passagem do furacão Melissa (Foto: reprodução/Getty Images Embed/Ricardo Makyn)
Calamidade Pública
O primeiro-ministro Andrew Holness anunciou estado de calamidade pública em toda a Jamaica. De acordo com uma fonte do governo ouvida pela CNN, quatro corpos foram encontrados na paróquia de St. Elizabeth, uma das divisões administrativas do país. Além disso, outras três pessoas perderam a vida enquanto se preparavam para a chegada da tempestade provocada pelo furacão.
Na tarde de terça-feira (28/10), a Jamaica foi impactada pelo furacão Melissa, que trouxe ventos de até 295 km/h. De acordo com o Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos, o fenômeno chegou inicialmente à região sudoeste do país, nas proximidades de New Hope, alcançando a categoria 5, o grau mais alto na escala Saffir-Simpson.
Destruição do furacão Melissa na Jamaica (Foto: reprodução/Getty Images Embed/Ricardo Makyn)
De acordo com o ministro da Informação da Jamaica, o furacão Melissa causou a morte de ao menos 19 pessoas no país. Com isso, o total de vítimas confirmadas pela tempestade subiu para 50.
