Julgamento de Bolsonaro avança no STF sem presença do ex-presidente

Nesta terça (9), o Supremo Tribunal Federal retoma o julgamento sobre o caso do ex-presidente Jair Messias Bolsonaro e de seus sete apoiadores, todos réus na ação que apura a tentativa de golpe. Bolsonaro permanecerá em casa. A expectativa é que a decisão final saia até sexta. Os advogados do antigo presidente não solicitaram formalmente […]

09 set, 2025
Foto Destaque: Ex-presidente Jair Bolsonaro (Reprodução/Facebook/Jair Messias Bolsonaro)
Foto Destaque: Ex-presidente Jair Bolsonaro (Reprodução/Facebook/Jair Messias Bolsonaro)
Ex-presidente Jair Bolsonaro

Nesta terça (9), o Supremo Tribunal Federal retoma o julgamento sobre o caso do ex-presidente Jair Messias Bolsonaro e de seus sete apoiadores, todos réus na ação que apura a tentativa de golpe. Bolsonaro permanecerá em casa. A expectativa é que a decisão final saia até sexta.

Os advogados do antigo presidente não solicitaram formalmente a sua presença no julgamento. Inicialmente, médicos, familiares e figuras políticas próximas sugeriram que a defesa não peça para que ele solicite permissão para ir ao Supremo. Foi requisitado que o ex-presidente realize uma consulta médica no próximo domingo, dois dias após a possível conclusão do processo judicial.

Presença no julgamento

Em abril, Bolsonaro recebeu sinal verde para dar entrada em um hospital e fazer alguns exames. Depois de tudo feito, o relatório dos médicos apontou que ele ainda apresentava esofagite e gastrite, além de resquícios de infecções que afetaram seus pulmões há pouco tempo.

A indisposição de saúde foi a razão apresentada pelos defensores do ex-presidente para justificar sua ausência no julgamento do plano golpista em questão. Sendo réu, ele teria a opção de requerer a autorização de Alexandre de Moraes para acompanhar as sessões ao vivo na Primeira Turma do STF.


Momento do ex-presidente Bolsonaro em casa (Vídeo: reprodução/Instagram/@estadao)


Quadro de saúde do ex-presidente Jair Bolsonaro

Nos dias que antecederam o início do julgamento, Bolsonaro experimentou uma piora em seu estado de saúde, manifestada por crises intensas de soluço, episódios de vômito e dificuldade para respirar. Essa condição é consequência de uma inflamação no esôfago, causada pelo procedimento cirúrgico realizado em seu abdômen no mês de abril. Segundo relatos de pessoas próximas a ele, Bolsonaro apresentou momentos de fragilidade emocional, chegando a chorar.

 O ex-presidente (Jair Bolsonaro) tem uma saúde extremamente fragilizada hoje. Estive com ele, ele tem crises de soluço muito fortes, é até aflitivo. A orientação médica é de que ele permaneça em casa porque aqui (no STF) é muito estressante tanto do ponto de vista físico quanto emocional. É uma situação bastante delicada, são muitas horas de julgamento”, afirmou Paulo Amador Bueno, advogado de Bolsonaro.

A equipe médica responsável pelo acompanhamento da saúde do antigo ocupante do Palácio do Planalto comunicou a necessidade de remover algumas lesões cutâneas. Segundo o médico Cláudio Birolini, integrante da equipe que monitora a saúde de Jair Bolsonaro, o material será encaminhado para análise “anátomo-patológica”.

Mais notícias