Kamala Harris faz discurso oficial como candidata à presidência dos EUA

Thalita Gombio Por Thalita Gombio
6 min de leitura
Foto destaque: Kamala Harris durante o último dia da Convenção Nacional Democrata (reprodução/Justin Sullivan/Getty Images Embed)

Nesta quinta-feira (22), Kamala Harris fez seu primeiro discurso formal após a proposta de “assumir” o lugar de Joe Biden, aceitando a indicação do Partido Democrata na candidatura à presidência dos Estados Unidos, que acontecerá em novembro. 

O discurso feito por Harris na convenção do partido em Chicago, durou cerca de 45 minutos e  abordou temas relacionados aos direitos humanos, democracia, economia e política interna, além de críticas o ex-presidente Donald Trump.

A candidata ainda fez questão de alertar a população dos riscos que acompanham a volta de Trump ao poder, afirmando que a democracia está em jogo, aproveitando o momento para lembrar dos feitos do atual presidente Joe Biden e que as decisões tomadas podem impactar gerações futuras.

Síntese do discurso de Kamala Harris

Em suma, Kamala Harris fez um chamado para que a união dos americanos seja independente de partidos ou divisão política e prometeu governar para todos, enfatizando a importância dos princípios democráticos e da integridade constitucional do país.

Serei uma presidente que nos une em torno de nossas maiores aspirações. Uma presidente que lidera e escuta. Que é realista, prática e com bom senso. E que sempre luta pelo povo americano. Do tribunal à Casa Branca, esse tem sido o trabalho da minha vida , afirmou em seu discurso.

Kamala trouxe ainda uma de suas pautas principais que é o direito das mulheres e homenageou sua mãe enfatizando como ela foi sua referência para a causa e defesa. Além disso, prometeu restaurar direitos reprodutivos das mulheres com a sanção de uma lei, reiterando seu compromisso com a proteção dos direitos que foram ameaçados por Trump e aliados.

Na economia, a candidata anunciou que tem planos para o corte de impostos a classe média e aumento de impostos a classes superiores e que seu objetivo é tornar a compra de imóveis, alimentos e medicamentos cada vez mais acessível à população (plano já criticado por economistas).


Centenas de apoiadores do partido Democratas compareceram ao discurso de Kamala Harris, no último dia 22 (Foto: Reprodução/Chip Somodevilla/Getty Images News)


Ao falar sobre Israel e a Palestina, Harris apoiou o direito de autodefesa de Israel e condenou ações na Faixa de Gaza, responsável pela morte de civis e palestinos, tentando equilibrar as palavras entre os dois grupos (judeus e árabes-americanos). Ao falar sobre o direito dos palestinos, Kamala foi aplaudida pelo público presente:

“O presidente Biden e eu estamos trabalhando para acabar com esta guerra de modo que Israel esteja seguro, os reféns sejam libertados, o sofrimento em Gaza acabe e o povo palestino possa realizar seu direito à dignidade. Segurança! Liberdade! Autodeterminação.”, afirmou.

Ao mesmo tempo, manifestantes ao lado de fora da convenção pediam pelo cessar-fogo tecendo críticas aos democratas por apoiarem Israel.

A candidata também falou sobre imigração, criticando a postura dos republicanos e prometeu intervenção com objetivo de resolver a emergência na fronteira.

Embates e Debates contra Trump

Além de lembrar aos eleitores sobre os danos de uma possível eleição de Trump, Kamala enfatizou as acusações legitimadas ao ex-presidente dos Estados Unidos que responde a alguns processos entre fraudes, interferência nas eleições e ataques:

“Donald Trump tentou jogar fora os votos que recebeu quando falhou”, continuou. Ele foi considerado culpado de fraude por um júri de americanos comuns. E separadamente considerado responsável por cometer abuso sexual“, disse.

Harris afirmou que Trump é defensor de interesses pessoais, além de criticar o “Projeto 2025” que foi criado por apoiadores do republicano e foca em reformas governamentais, políticas conservadoras e mudanças judiciais.

O candidato a vice-presidente de Kamala Harris, Tim Walz, fez um breve discurso sobre sua trajetória pessoal e assim como Harris, criticou o “Projeto 2025” afirmando que os ideais privilegiam apenas as classes mais ricas e radicais, relembrando que o direito das mulheres está em risco.


O candidato á vice-presidência do Partido Democratas, Tim Walz, discursou brevemente (Foto: Reprodução/Al Drago/Bloomberg/Getty Images Embed)


Kamala Harris abrangeu a população dos Estados Unidos com uma série de pautas abordadas com objetivo de criar conexão com os eleitores que acreditam em ideais democráticos e que não desejam a volta de Donald Trump ao poder.

Após finalizar seu discurso, Harris se reuniu com seu marido e o candidato a vice-presidente, Tim Walz com sua esposa. Juntos, celebraram o momento com balões e música.

Sair da versão mobile