O presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi submetido a uma cirurgia emergencial no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, após sentir fortes dores de cabeça na noite deste dia (9) de dezembro, segunda-feira, no Hospital Sírio-Libanês , em São Paulo. O procedimento, realizado para drenar um hematoma intracraniano decorrente de uma queda anterior, foi bem-sucedido. Lula está estável e permanece sob observação em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Uma coletiva de imprensa está programada para fornecer mais detalhes sobre seu estado de saúde.
Segundo boletim médico Lula passa bem
Conforme boletim médico, que foi divulgado às 3h20 desta terça-feira (10), Lula passou mal ainda em Brasília, após sentir dores de cabeça, fez exames de imagem ainda na unidade do hospital da capital federal, por volta das 8h30, segundo informações estava acordado e consciente.
Em nota, o hospital informou: “ A ressonância magnética mostrou hemorragia intracraniana , decorrente do acidente domiciliar sofrido em 19/10. Foi transferido para o Hospital Sírio-Libanês, unidade de São Paulo, onde foi submetido à craniotomia para drenagem de hematoma. A cirurgia transcorreu sem intercorrências”]
Lula se encontra sob os cuidados da equipe médica comandada pelo doutor Roberto Kalil Filho e Ana Helena Germoglio.
Outros procedimentos que foi submetido
Em outubro deste ano (2024), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sofreu uma queda no banheiro do Palácio da Alvorada. Ele estava sentado em um banco, que escorregou, fazendo-o cair e bater a cabeça. O acidente aconteceu no dia 19 de outubro, quando Lula estava se preparando para uma viagem à Rússia para a Cúpula dos Brics. Após o incidente, ele foi levado ao Hospital Sírio Libanês em Brasília, onde recebeu pontos na nuca. Não foi necessária internação, mas a viagem foi cancelada para que ele pudesse repousar.
Em 2023, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva passou por cirurgia significativa. Foi em setembro, para tratar de uma artrose no quadril direito. A cirurgia, chamada artroplastia total, foi realizada no Hospital Sírio-Libanês, o presidente teve uma recuperação bem-sucedida. Após a cirurgia, ele seguiu um plano de fisioterapia para recuperar a mobilidade e o equilíbrio.
Além disso, Lula também se submeteu a uma cirurgia nas pálpebras (blefaroplastia), que foi realizada logo após a operação no quadril. Esse procedimento visou corrigir o excesso de pele nas pálpebras, dando um aspecto de pálpebra caída, e foi realizado sem complicações.