Lula especula que pode se candidatar à reeleição em 2026

Rafael Costa Por Rafael Costa
3 min de leitura
Foto destaque: Lula durante uma entrevista (Reprodução/Ricardo Stuckert/PR)

Em entrevista que ocorreu nesta terça feira, o presidente da república Luiz Inacio Lula da Silva disse que talvez pode se candidatar à reeleição em 2026. Durante a entevista, Lula disse que existe bons candidatos para tentarem a presidência na eleição em 2026

Lula disse “Não quero discutir reeleição em 2026 porque tenho apenas um ano e sete meses de mandato. Tem muita gente boa para ser candidato, eu não preciso ser candidato”

O presidente evitou mencionar o nome do ex-presidente Jair Bolsonaro durante a entrevista e disse que só ira de fato disputar o pleito de 2026 se fosse “para que trogloditas voltem a governar.”


Presidente Lula durante evento (Foto: reprodução/Ricardo Stuckert/PR)

Mudança de tom em relação a reeleição

Nas eleições de 2022, quando era candidato e disputava a presidência contra Jair Bolsonaro, Lula afirmou várias vezes que se ganhasse não disputaria uma reeleição em 2026. Após ganhar as eleições ainda manteve sua decisão bem clara durante um tempo, no entanto é a primeira vez a mudança de discurso de Lula sobre uma possível eleição.

O presidente Lula comentou também que além do cenário político brasileiro outro fator para sua candidatura é reavaliar sua condição de saúde para observar se é possível buscar mais um mandato de 4 anos.

Outros assuntos abordados na entrevista

No decorrer da entrevista abordou outros assuntos, o principal foi o Banco Central e o presidente do BC, Roberto Campos Neto.

Lula questionou se o presidente do banco tem uma posição política e se tem interesse no cardo de governador de São Paulo. A principal critica de Lula em relação ao BC é não reduzir a taxa de juro, segundo Lula a taxa tem que estar compatível com a inflação.

Lula também comparou Campos Neto com Sergio Moro “Então, quando ele se [Campos Neto] auto lança para um cargo, eu fico imaginando, a gente vai repetir um Moro? O presidente do BC está disposto a fazer o mesmo papel que o Moro fez? Um paladino da Justiça, com rabo preso a compromissos políticos?”

O mandato do presidente do BC acaba no final deste ano, Lula comentou que a pessoa que indicará para cargo terá “compromisso com o crescimento do país”.

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile