O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a ministra da Cultura, Margareth Menezes, concederam, nesta terça-feira (20), a Ordem do Mérito Cultural, principal honraria da cultura no Brasil. A cerimônia, realizada no Palácio Gustavo Capanema, no Rio de Janeiro, homenageou 112 artistas e intelectuais. Além disso, reconheceu 14 instituições que se destacaram no setor cultural.
O escritor Marcelo Rubens Paiva, de 66 anos, recebeu a honraria por seu livro ‘Ainda Estou Aqui’, que inspirou um filme premiado com um Oscar. Assim sendo, Fernanda Torres, protagonista da produção, e Walter Salles, diretor da obra, também estão entre os homenageados.
Além disso, o evento reconheceu outros grandes nomes da cultura brasileira, como Alceu Valença, a apresentadora e atriz Xuxa Meneghel e as cantoras Alcione, Liniker, Paula Lima, Alaíde Costa, Preta Gil. Além dos atores Ary Fontoura, Tony Tornado e do humorista Paulo Gustavo (in memoriam). Do mesmo modo, a primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, recebeu a medalha Grã Cruz, a maior distinção da cerimônia de homenagem.
Categorias da Ordem do Mérito Cultural
Os homenageados são classificados em três categorias, conforme o nível de reconhecimento: Grã-Cruz, destinada às maiores distinções; Comendador, concedida a contribuições de grande destaque; e Cavaleiro, voltada para aqueles que tiveram impacto relevante em suas áreas de atuação.
Embora o governo não tenha divulgado critérios específicos para a seleção dos agraciados nesta edição, foi disponibilizado um formulário para que o público pudesse participar do processo de escolha por meio do voto popular.
Presidente Lula recebe os homenageados (Fotos: reprodução/Instagram/@lulaoficial)
Honraria voltou após governo Bolsonaro
O governo Bolsonaro interrompeu uma tradição de mais de duas décadas ao deixar de conceder homenagens a artistas e instituições por suas contribuições à cultura brasileira. Criada no governo Fernando Henrique Cardoso, a Ordem do Mérito Cultural foi entregue até a gestão de Michel Temer.
Entretanto, segundo a publicação do Portal Metrópoles, o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro concedeu condecorações, incluindo pelo menos quatro homenagens à ex-primeira-dama, Michelle Bolsonaro. Em março de 2022, o próprio presidente recebeu uma honraria.
Premiação retorna nos 40 anos do Ministério da Cultura
Criado em 15 de março de 1985, durante o governo de José Sarney, o Ministério da Cultura (MinC) surgiu como parte do processo de redemocratização do Brasil. Desde então, tem desempenhado um papel essencial na valorização da cultura nacional. Ao longo dos anos, o MinC fortaleceu políticas públicas voltadas para a arte, o patrimônio e a diversidade cultural, garantindo apoio a artistas e instituições.
Em 2025, o Ministério da Cultura (MinC) completa 40 anos e, para comemorar a data, iniciou diversos eventos e homenagens. Entre eles, a entrega da Ordem do Mérito Cultural, honraria que reconhece personalidades e instituições que contribuem para o setor.