Segundo os dados divulgados pelo Centro de Monitoramento e Alertas de Desastres (Cemaden), órgão que monitora o tema da seca por todo Brasil. O estudo do Cemaden mostra que ao menos mil cidades brasileiras estão enfrentando seca severa ou extrema.
Os números exatos no estudo são de 1.024 cidades brasileiras com problemas de seca, o número é 23 vezes maior do que no ano de passado. Em 2023 somente 45 cidades estavam sofrendo com problemas de estiagem.
Os estados do Acre, Espírito Santo, Amazonas, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Rondônia, São Paulo e Tocantins são os que enfrentam as maiores consequências em relação as secas.
Esta seca está ocorrendo porque ouve recorde de calor, e a chuva ficou abaixo da média esperada no Brasil.
A seca que aconteceu em 2023 no Rio Negro (Reprodução/AFP/Michael Dantas)
A situação da seca nas regiões do país
No Sudeste, os estados que estão com maiores problemas são Espírito Santo e São Paulo. Em ambos estados há cidades com situações extremas de seca.
No estado de São Paulo foi registrado em junho, o pior índice de focos de incêndios, com a vegetação seca a chama se espalha com mais facilidade. A Cantareira que abastece milhões de pessoas no Estado está com 63% de sua capacidade, o que é considerado bom, porém devemos ter cautela até porque a seca deve durar por mais alguns meses. Já no Espírito Santo, a seca já prejudicou as safras de café, leite e derivados.
Na região Centro-Oeste, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul são as que estão sofrendo mais com a seca. A falta de chuva inclusive já está causando grandes incêndios no Pantanal.
O Norte já estava buscando se recuperar da pior seca em 40 anos. Os estados dessa região estão ficando novamente vulneráveis e estão ficando sem água. Rondônia e Acre estão sofrendo uma grave crise hídrica.
A seca está mais grave em comparação com o ano passado
A seca deste ano está sendo muito mais intensa e extensa, observando os dados do Cemaden de 2023 de 2024.
Os registros de seca extrema foram de uma única cidade no ano passado, em 2024 cresceu bastante com 106 cidades em situação de seca extrema.
Já a seca severa teve 44 cidades registradas nessa situação em 2023, neste ano 918 cidades brasileiras estão enfrentando seca severa.