A situação que envolve os ataques e disparos de tiros contra os palestinos, acabou por ser esquecida devido à guerra entre Israel e Irã. De acordo com autoridades de saúde locais, pelo menos 140 pessoas morreram em Gaza nas últimas 24 horas.
Segundo o Ministério da Saúde de Gaza, das 140 pessoas que morreram no último dia, pelo menos 40 desse total morreram devido a tiros e ataques aéreos dos israelenses nesta quarta-feira (18).
Muitos palestinos morreram, quase que diariamente, em busca de ajuda humanitária nas três semanas as quais Israel suspendeu parcialmente o bloqueio total ao território.
Cidade de Gaza segue passando por necessidades devido guerra entre Israel e Hamas (Foto: reprodução/Instagram/@cnnbrasil)
A ofensiva de Israel contra Gaza
Médicos informaram que ao menos 21 pessoas foram mortas após ataques aéreos separados que atingiram casas no campo de refugiados de Maghazi, no bairro de Zeitoun e na Cidade de Gaza, somando-se ainda a região norte do território palestino. Em outra ofensiva aérea, pelo menos cinco pessoas foram mortas na região de Khanyounis, no sul de Gaza.
Israelenses dispararam contra multidão de palestinos que foram deslocados e aguardavam caminhões de ajuda trazido pelas Nações Unidas ao longo da estrada da Salahuddin, na região central de Gaza. Médicos disseram que 14 pessoas foram mortas.
As Forças de Defesa de Israel (IDF, na sigla em inglês), informou que está investigando as mortes declaradas de pessoas que aguardavam por comida.
Em relação aos outros ataques, o IDF disse estar “operando para desmantelar as capacidades militares do Hamas” e “tomando precauções viáveis para mitigar os danos aos civis”.
Guerra sem fim: Israel segue atacando Hamas, deixando povo palestino em situação precária (Foto: reprodução/Instagram/@portalg1)
Ajuda humanitária
De acordo com o Ministério da Saúde de Gaza, na terça-feira (17), 397 palestinos que buscavam obter ajuda alimentar, foram mortos e mais de três mil foram feridos, a partir do final de maio, quando a distribuição de ajuda foi reiniciada.
Com a guerra entre Israel e Irã iniciada faz cinco dias, algumas pessoas de Gaza começam a expressar preocupação diante da possibilidade de haver negligência, e lembram que a guerra entre Israel e Hamas começou em outubro de 2023.
Adel, morador da cidade de Gaza, disse que as pessoas estão sendo massacradas, dia e noite, mas que a atenção foi desviada para a guerra entre Irã e Israel. Há poucas notícias sobre Gaza atualmente.