Meta anuncia fim dos filtros do Instagram: entenda as mudanças

Filtros criados por usuários serão removidos da plataforma ainda em janeiro

Manuela Guedes Por Manuela Guedes
2 min de leitura
Foto destaque: decisão impacta diversos usuários da rede social (Reprodução/Luciana Maline/TechTudo)

Os filtros criados por usuários da plataforma serão excluídos da rede social Instagram no dia 14 de janeiro de 2025. A decisão foi tomada pela Meta em agosto de 2024 e ocorre por conta do encerramento do Meta Spark, ferramenta utilizada para a criação dos filtros.

O decreto tem a ver com uma reestruturação financeira da empresa que decidiu priorizar investimentos em outras áreas. A Meta declarou que a decisão não se estende aos efeitos produzidos pela plataforma e confirmou que eles permanecerão. 

Impacto para criadores de conteúdo

Apesar da ação ser benéfica à empresa Meta, o impacto entre os criadores de conteúdo das redes sociais será grande. A exclusão dos filtros feitos por usuários não será restrita apenas ao Instagram, e afetará também o Facebook e o Messenger. 


Filtros de RA do Instagram (Foto: reprodução/G1)

Assim, criadores de conteúdo das redes sociais que utilizam da ferramenta para comercialização de produtos ou de alcance como fonte de renda terão que se reestruturar neste novo ano. A decisão gerou grandes debates e dividiu opiniões.

Alguns usuários que não fazem parte do grupo de criadores de conteúdo também não avaliaram positivamente o banimento dos filtros devido à estética proposta pelos efeitos. No entanto, conforme a psicóloga Daniela de Oliveira, a mudança poderá deixar o espaço virtual menos tóxico.

Inteligência Artificial como alternativa

No final de 2024, o CEO do Instagram, Adam Mosseri, expôs a ferramenta “Move Gen”. O novo recurso tem como base a inteligência artificial (IA) e poderá substituir filtros e efeitos. Em vídeo, o executivo demonstrou como será a funcionalidade da ferramenta com modificações de roupas e inserções de imagens de fundo em vídeos.

Segundo Mosseri, a ferramenta permitirá que os usuários possam alterar qualquer aspecto dos vídeos apenas com um comando de voz. O recurso está em procedimento e ainda não tem data de lançamento prevista, embora a expectativa seja para a disponibilidade ainda este ano.