INMAG | Todos os direitos reservados.

Hi, what are you looking for?

Notícias

Microexplosões atmosférica podem causar aumento de chuvas na Região Sul

Rio Grande do Sul e Santa Catarina serão os mais afetados pelos estragos

Alagamento no Vale do Rio Pardo
Foto destaque: Alagamento no Vale do Rio Pardo (RS) (Reprodução: G1/RBS TV)

Segundo meteorologistas, a Região Sul deve enfrentar um fenômeno chamado de microexplosão atmosférica e fortes tempestades nesta quinta-feira (02). O Sul do país vem sofrendo com temporais desde a segunda-feira (29) que já causaram mortes e estragos em algumas cidades, mas isso pode aumentar muito com o fenômeno. 

Microexplosões

As microexplosões são casos onde uma alta corrente de vento se desprende das nuvens de tempestade e atinge o solo, elas costumam ocorrer quando existe uma divergência envolvendo a temperatura e a mudança na direção dos ventos de uma região. Os estados de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul serão os mais afetados pelo fenômeno natural, podendo apresentar prejuízos e perigos grandes. 


Corpo de bombeiros salvando vítimas do temporal (Foto: reprodução/Instagram/@cbmrsoficial)


O meteorologista Marcelo Schneider do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) informou ao Jornal Nacional que uma microexplosão aconteceu na cidade de Santa Cruz do Sul (RS), no último sábado (26). O município é um dos mais atingidos pelos fortes temporais da região, com diversos pontos de inundação, casas ilhadas e ruas bloqueadas pelos destroços da chuva, até agora três mortes já foram confirmadas pela cidade. 

A previsão para a quinta é de chuvas acima de 100 milímetros, podendo chegar a 200 milímetros. As rajadas de vento serão de até 100 km/h, com alta probabilidade de raios, granizos e outras inundações, além de transbordamento de rios e deslizamentos. Essas mudanças podem ser mais fortes devido à chegada de uma frente fria em Santa Catarina.

O tempo em outras regiões

Outras regiões do Brasil também enfrentam chuvas, mas com menos intensidade das apresentadas no Sul. O Norte do país tem previsão para 25 milímetros de chuva que deverá atingir os estados do Macapá, Boa Vista, Manaus e Belém.


Microexplosões atmosférica podem causar aumento de chuvas na Região Sul
Alagamento ocasionado pelas chuvas (Foto: reprodução/Instagram/@governo_rs)

As chuvas também aparecerão no Nordeste, mais especificamente em Fortaleza, Maceió, Aracaju e São Luís, o Centro-Oeste e Sudeste devem apresentar tempo ensolarado com calor, resultado de um bloqueio atmosférico que dificulta a passagem da frente fria, fazendo com que elas fiquem no Sul. 

Para o mês de maio, é previsto que o calor domine o país, o frio deverá iniciar na última semana do mês no Rio Grande do Sul e no leste de São Paulo. 

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Empreender na Prática

Não há contradição entre frescor, relaxamento e bem-estar. Na rotina de self-care, os body splashes se tornaram protagonistas quando assunto é refrescar o corpo...

Saúde e Bem Estar

A Massagem Nuru é uma prática terapêutica que tem origem no Japão e se tornou cada vez mais popular em diversos países, incluindo o...

Celebridades

O cantor foi fotografado ao lado da esposa Bianca Censori. Ele estava mascarado e ela nua, sob uma capa de chuva transparente.

Magazine

Quem conhece Nicole Bahls, sabe que ela é babado, confusão e alegria, por onde passa deixa seu rastro de carisma e felicidade. Nicole é...