Ministros afirmam que Elon Musk está contrariando o STF para criar narrativa de perseguição

O bilionário se envolveu em uma discussão com Alexandre de Moraes nas últimas semanas sobre o uso do X no país

Mateus Zago Por Mateus Zago
2 min de leitura
Foto destaque: Elon Musk (Reprodução/BRENDAN SMIALOWSKI)

Após o bloqueio do X no Brasil, foi comentado sobre possível estratégia de Elon Musk para criar uma imagem de perseguição, do STF com ele. Segundo alguns ministros, o bilionário estaria contrariando algumas decisões do órgão para que esta narrativa seja vista como realidade, afirmando que Musk utiliza o X como instrumento político e montou propositalmente este embate, justamente para esta situação citada.


Análise: A queda de braço entre Alexandre de Moraes e Elon Musk | WW
Análise sobre a situação entre Elon Musk e Alexandre de Moraes (Vídeo: reprodução/YouTube/CNN Brasil)

Bloqueio do X no Brasil

Medida tomada pelo ministro Alexandre de Moraes, traz o bloqueio do aplicativo X, antigo twitter, no Brasil, até que se cumpra as ordens determinadas pelo próprio, no Supremo Tribunal Federal.

Alguns ministros pensam que existe um peso diferente nas mãos de Moraes, em diferentes casos, algo que causa uma turbulência e um desgaste na imagem do Judiciário, colocando pressão em toda a Corte. Além disso, para alguns ministros do STF, a lei deveria ser atualizada para permitir uma maior responsabilização das plataformas.

Sobre o desfecho desta história e todas as negociações envolvidas, o presidente do STF, Luís Roberto Barroso, falou para o jornal Folha de S. Paulo que as fake news e milícias digitais que estão sendo investigadas, devem ter uma resolução em breve.

Situação de momento

Os ministros do STF colocaram a atitude de Elon Musk, como uma estratégia para criar uma narrativa de perseguição em relação ao órgão, responsável pela decisão de alguns bloqueios de seus recursos, o principal deles, o X.

No presente caso, como reconhecido pelas próprias impetrantes, a decisão monocrática é ‘impugnável, em tese, por agravo interno

Cristiano Zanin, ministro do STF, sobre caso envolvendo Elon Musk

Para os magistrados, o bilionário está usando o aplicativo como instrumento político, criando este confronto com o STF de maneira proposital, para que esta possível imagem fosse buscada por ele.

Sair da versão mobile