Monumento de Ayrton Senna em Ímola é vandalizado, diz jornal

Memorial de Ayrton Senna na comuna italiana de Ímola foi vandalizado em atos entre os dias 19 e 25 de dezembro

Por Joao Gustavo O. Silva
2 min de leitura
Foto destaque: piloto Ayrton Senna (reprodução/X/@Metropoles)

Segundo informações do site “Formula Passion”, o monumento construído em homenagem ao ex-piloto de Fórmula 1 brasileiro, Ayrton Senna, foi vandalizado pelo menos duas vezes entre os dias 19 e 25 de dezembro. O primeiro ataque ocorreu no dia 19 e o segundo na noite do dia 25, no entanto, o memorial não foi danificado.

Conforme as informações, diversos objetos e bandeiras deixados no monumento foram queimados. Segundo investigação, os atos teriam sido causados por grupos de jovens, porém sem uma motivação definida até o momento. O memorial possui importância para a região onde o ex-piloto teve a sua última corrida.

Memorial

Ayrton Senna faleceu durante o GP de San Marino, em Ímola, na Itália. A fatalidade foi noticiada em todo o mundo como a perda de um grande nome para a Fórmula 1. O monumento foi construído em 1997, obra do escultor italiano Stefano Pierotti.

A obra, feita em bronze, representa Senna sentado olhando para baixo sobre uma rocha. Nas laterais existem outras representações, incluindo uma onde ele é mostrado pilotando um carro de Fórmula 1 e outra onde Senna e visto, de costas, caminhando segurando o seu capacete.


Monumento de Ayrton Senna em Ímola recebe diversos visitantes que deixam homenagens (Foto: reprodução/X/@ManualdoPiloto)

Em maio de 2024, diversos nomes da Fórmula 1 realizaram uma caminhada em Ímola em homenagem a Senna. Comandados por Sebastian Vettel, nomes como Lewis Hamilton, Fernando Alonso e Max Verstappen, além dos brasileiros Gabriel Bortoleto, Enzo Fittipaldi e Felipe Drugovich, estiveram presentes.

O que dizem as autoridades

As autoridades locais ainda investigam o vandalismo e os possíveis motivos, porém a administração municipal de Ímola emitiu uma nota sobre o ocorrido. A declaração fala sobre a importância do monumento e seu valor para a região e lamenta os atos e os danos causados.

A estátua está localizada perto da curva Tamburello, local do acidente de Ayrton Senna. Ela reúne diversas pessoas que desejam prestar homenagens para o ex-piloto brasileiro.

Sair da versão mobile