Moradores do Rio de Janeiro e de São Paulo recebem falso alerta de terremoto

Google informou que sistema de alerta de terremotos foi desativado no Brasil após o ocorrido.

3 min de leitura
Foto destaque: Alerta enviado aos usuários de dispositivos Android (Reprodução/Metrópoles)

Durante a madrugada desta sexta-feira (14), moradores de São Paulo e do Rio de Janeiro receberam uma notificação de terremoto enviada pelo Google. Embora nenhum tremor tenha sido registrado na região, a notícia gerou preocupação e se tornou um dos assuntos mais buscados na internet.Durante a madrugada desta sexta-feira (14), moradores de São Paulo e do Rio de Janeiro receberam uma notificação de terremoto enviada pelo Google. Embora nenhum tremor tenha sido registrado na região, a notícia gerou preocupação e se tornou um dos assuntos mais buscados na internet.

Alerta falso

A notificação mostrava supostos tremores de magnitudes 5,5 e 4,4 na região de Ubatuba, litoral de São Paulo. Contudo, o Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo (USP) afirmou que não foi registrada nenhuma atividade sísmica no local.

A Defesa Civil de São Paulo confirmou que não emitiu nenhum alerta e que não foram registradas ocorrências relacionadas ao possível terremoto.

Já a Defesa Civil do Rio de Janeiro também se manifestou e disse que não emitiu nenhum alerta de terremoto para o estado. “Segundo o Centro Estadual de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (CEMADEN-RJ), não há registro de abalo sísmico no estado do RJ”, informou a declaração.


Notificação falsa de terremoto
Notificação falsa de terremoto (Foto: reprodução/CBN)

Funcionamento do sistema de alerta do Android

O Google possui um sistema global de detecção de abalos sísmicos baseado em sensores de smartphones. A tecnologia usa acelerômetros para detectar vibrações que podem sinalizar um terremoto.

Ao captar sinais semelhantes em regiões próximas, o sistema envia um alerta para informar e prevenir os usuários.

Essa função faz parte do Serviço de Localização de Emergência do Android (ELS), cuja finalidade é diminuir o tempo de resposta a emergências e fornecer as informações necessárias sobre eventos sísmicos.

Entretanto, a falha desta sexta-feira repercutiu e gerou dúvidas sobre a eficácia e confiabilidade do sistema, já que situações como essa podem causar preocupação entre os indivíduos.

Pronunciamento do Google

Segundo a empresa, o sistema não foi desenvolvido para substituir alertas oficiais. Ainda acrescentaram que, por algum motivo, o sistema identificou sinais de celulares em localização próxima ao litoral de São Paulo e enviou a notificação.

O Google pediu desculpas aos usuários que receberam as mensagens e informou que o episódio já está sendo investigado. Também disseram que o sistema de alerta foi desativado no país.

Sair da versão mobile