INMAG | Todos os direitos reservados.

Hi, what are you looking for?

Notícias

Morre José Santa Cruz, ator e dublador aos 95 anos

O atrista ficou conhecido por participações em novelas e emprestar a voz para Dino da Silva Sauro e Magneto

Morre José Santa Cruz, ator e dublador, aos 95 anos
Ator, dublador e humorista José Santa Cruz(Foto/reprodução/ Tatá Barreto/Globo)

Morreu nessa sexta-feira (26), o ator, humorista, radialista e dublador José Santa Cruz, aos 95 anos, o atrista que sofria de Parkinson estava internado com uma broncopneumonia, deixa esposa Ivane Maria Mendes Bastos, a quem foi casado por 72 anos, cinco netos e quatro bisnetos. 

Carreira na rádio e dublagem

Nascido em Picuí, município da Paraíba, José Santa Cruz iniciou sua carreira artista aos dezoito anos, quando estreou em uma rádio para substituir um amigo, depois disso, participou da inauguração da TV Clube, seu primeiro trabalho na televisão, em 1963 foi para a TV Tupi onde começou a atuar como dublador. 

Sua voz ficou eternizada em inúmeros trabalhos de dublagens em personagens marcantes da cultura pop, um de seus trabalhos mais conhecidos foi Dino da Silva Sauro, o pai do ‘’Família Dinossauros’’, os episódios do programa começavam com o Bordão ‘’Querida, Cheguei’’, marcando as décadas de 1990 e 2000, período em que a série foi exibida. 


Dino e seu filho baby
Dino junto ao seu filho Baby(Foto Reprodução/Disney)

Também emprestou sua a voz a Magneto vilão da franquia X-Men em diversas animações e filmes Live-actions, Rubéo Hagrid da franquia Harry Potter, o decepticon Megatron na saga transformers, o chefe de Peter Parker J.J.Jameson nos filmes do Homem-Aranha, entre outros incontáveis personagens em sua longa carreira. 


Magneto
Magneto de Ian McKellen da franquia ”X-Men” foi dublado por Santa Cruz (Foto/reprodução/20th Century Studios)

Produções como ator e humorista

Na Globo atuou em várias novelas, como ‘’Alo, Brasil!’’ e ‘’Zé das Mulheres’’, na década de 70, ‘’O Bem Amado’’ e ‘A Festa É Nossa’’, nos anos 80. 

Durante 2002 até 2015, O ator participou do programa humorístico ‘’Zorra Total’’, onde viveu figuras como Tesourinha, Jojoca, Barbosa, Manoelito e outros personagens na atração que passava nas noites de sábado. 

Seu último papel foi um padre na novela da Globo ‘’Espelho da Vida’’, lançada em 2019  

O velório do Radialista ocorreu nesse sábado (27), as 13h00, e a cremação foi realizada as 16:00, no Cemitério da Penitência, localizado no bairro do Caju, zona portuária da cidade do Rio de Janeiro. 

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Empreender na Prática

Não há contradição entre frescor, relaxamento e bem-estar. Na rotina de self-care, os body splashes se tornaram protagonistas quando assunto é refrescar o corpo...

Saúde e Bem Estar

A Massagem Nuru é uma prática terapêutica que tem origem no Japão e se tornou cada vez mais popular em diversos países, incluindo o...

Celebridades

O cantor foi fotografado ao lado da esposa Bianca Censori. Ele estava mascarado e ela nua, sob uma capa de chuva transparente.

Magazine

Quem conhece Nicole Bahls, sabe que ela é babado, confusão e alegria, por onde passa deixa seu rastro de carisma e felicidade. Nicole é...