INMAG | Todos os direitos reservados.

Hi, what are you looking for?

Notícias

Morre na prisão aos 47 anos o russo Alexei Navalny, principal opositor de Putin 

O secretário-geral da OTAN, Jens Stolenberg, exigiu esclarecimentos da Rússia sobre o ocorrido

Alexei Navalny em protesto em Moscou
Foto destaque: Alexei Navalny em protesto político em Moscou na Russia em julho de 2019 (reprodução/ Pavel Golovkin/AP/The Gardian)

Nesta sexta-feira (16), o ativista russo Alexei Navalny morreu na prisão após se sentir mal no serviço penitenciário na região de Yamalo-Nenets, na Rússia, a cerca de 65 quilômetros a norte do Círculo Polar Ártico, onde cumpria pena desde 2021. Segundo autoridades, Navalny passou mal após caminhada e perdeu a consciência. O governo russo informou que não tem conhecimento sobre a causa da morte. 


Alexei Navalny sendo preso em 2021
Alexei Navalny sendo preso em 2021 ao retornar da Alemanha (Foto: reprodução/Instagram/@navalny)

Perseguição política 

Alexei Navalny era um ativista político, advogado e preso político, ficou conhecido por satirizar o presidente Vladimir Putin e acusar seu governo de corrupção. Já liderou diversas manifestações contra o governo russo e lutava constantemente pela democracia e liberdade de expressão. 

Em 2016, ele anunciou sua candidatura à presidência, no entanto, a Comissão Eleitoral Central da Rússia disse não poderia concorrer por uma condenação na judicial, foi considerado culpado por fraude e recebeu a sentença de cinco anos de prisão. 

Em 2020, durante um voo para Moscou, Navalny desmaiou no corredor d avião que fez pouso de emergência na cidade de Omsk e passou dois dias no hospital até ser levado para Alemanha para tratamento. 

Na Alemanha, os médicos chegaram à conclusão que o ativista tinha sido envenenado, deixando-o em coma induzido por duas semanas, Navalny levou algumas semanas para recuperar a fala e os movimentos do corpo. O governo russo negou envolvimento no envenenamento. 

Após sua recuperação, Alexei voltou para Rússia e foi preso e sentenciado a mais de 30 anos de prisão por acusações que o mesmo nega e afirmava ter motivação política. 


Navalny com sua esposa e filhos
Navalny com sua esposa e filhos (Foto: reprodução/Instagram/@navalny)

Vida na prisão 

Após ser preso a vida de Navalny ficou mais difícil, o advogado se preocupava com sua saúde fisíca e pela sua vida, sentia muitas dores pelo corpo, era privado do sono, pois era acordado de hora em hora para falar com a câmera de sua cela para terem certeza que não havia fugido. Já fez greve de fome com medo de ser envenenado novamente. E no dia 6 de dezembro o russo foi dado como desaparecido, uma vez que seus advogados foram proibidos de vê-lo para logo após descobrirem que Alexei tinha sido transferido para a prisão Lobo Polar, conhecida por ser uma das prisões mais rigorosas da Rússia, onde ficam os prisioneiros de alta periculosidade.  

Um porta-voz de Navalny diz a transferência para um local remoto e inóspito foi para isolá-lo, tornar sua vida mais difícil e dificultar o acesso de seus advogados e aliados. 

Alexei Navalny deixa esposa Yulia Navalny e dois filhos. 

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Empreender na Prática

Não há contradição entre frescor, relaxamento e bem-estar. Na rotina de self-care, os body splashes se tornaram protagonistas quando assunto é refrescar o corpo...

Saúde e Bem Estar

A Massagem Nuru é uma prática terapêutica que tem origem no Japão e se tornou cada vez mais popular em diversos países, incluindo o...

Celebridades

O cantor foi fotografado ao lado da esposa Bianca Censori. Ele estava mascarado e ela nua, sob uma capa de chuva transparente.

Magazine

Quem conhece Nicole Bahls, sabe que ela é babado, confusão e alegria, por onde passa deixa seu rastro de carisma e felicidade. Nicole é...