A Nasa negou nesta quarta-feira (11) qualquer vínculo com a mineira Laysa Peixoto, de 22 anos, que fez afirmações sobre sua suposta participação em uma missão espacial. Em um comunicado destinado à imprensa brasileira, a agência espacial americana confirmou que Peixoto não integra seus programas oficiais.
Recentemente, Laysa viralizou nas redes sociais ao afirmar que a agência a teria selecionado para se tornar astronauta de carreira e atuar em missões espaciais. Segundo suas declarações, ela concluiu o treinamento de astronauta da Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço (NASA, sigla em inglês) em 2022. No entanto, a Nasa negou que o jovem faça parte do seu time de astronautas.
Esta pessoa não é funcionária da Nasa, pesquisadora principal ou candidata a astronauta. O Programa L’Space é um workshop para estudantes – não é um estágio ou emprego na Nasa. Seria inapropriado alegar afiliação à Nasa como parte dessa oportunidade”, afirmou a instituição em comunicado.
Laysa Peixoto comemora escolha para uma missão espacial (Foto: reprodução/Instagram/@astrolaysa)
Entenda o que aconteceu
Na última quinta-feira (5), Laysa Peixoto publicou em seu Instagram que foi escolhida para se tornar astronauta de carreira. Segundo ela, a seleção permitiria sua participação em voos espaciais tripulados, incluindo missões para estações espaciais, à Lua e a Marte.
“É uma honra levar a bandeira do Brasil comigo como a primeira mulher brasileira a cruzar essa fronteira”, escreveu a mineira. Logo, o assunto viralizou, ganhando projeção nacional, e diante da polêmica começaram as especulações sobre a veracidade das informações. O que levou a agência americana a se pronunciar.
Nasa nega ser filiada à ‘missão Titans’
A estudante brasileira declarou nas redes sociais que participará do voo inaugural da Titans Space em 2029. No entanto, a empresa não tem licença do órgão regulador dos voos espaciais tripulados nos Estados Unidos. Uma vez que essa empresa oferece viagens para “turistas espaciais” por valores a partir de US$ 1 milhão.
Embora a própria Titans Space tenha confirmado a presença da jovem mineira na missão, o nome dela não aparece no site oficial da empresa entre os membros da equipe técnica de astronautas anunciados para o projeto. Por fim, a Nasa também reforçou que não tem qualquer afiliação com a missão espacial da Titans.