Enchentes e desmoronamentos matam 40 pessoas no Nepal
Equipes de resgate enfrentam desafios para acessar áreas isoladas após chuvas intensas; autoridades alertam para risco de novos desastres naturais
Chuvas intensas causaram desmoronamentos e enchentes súbitas no Nepal, resultando na interdição de rodovias, na queda de pontes e na morte de ao menos 40 pessoas, segundo informações divulgadas por autoridades locais neste domingo (5). No distrito de Ilam, próximo à divisa com a Índia, 18 vítimas perderam a vida em decorrência dos deslizamentos de terra, de acordo com um porta-voz da polícia.
Regiões do Nepal sofrem com as chuvas
No sul do Nepal, três pessoas faleceram atingidas por descargas elétricas durante tempestades, enquanto outra vítima morreu em alagamentos no distrito de Udayapur, também situado na região leste do país. De acordo com as autoridades, onze moradores foram arrastados pelas águas e permanecem desaparecidos desde sábado (4).
Chuvas intensas causaram diversas mortes no Nepal (Vídeo: reprodução/Youtube/CNN Brasil)
Os danos ainda causaram a interdição de diversas estradas, deixando centenas de viajantes impossibilitados de seguir viagem. Um representante do aeroporto de Katmandu informou que os voos domésticos estão em grande parte suspensos, mas as operações internacionais continuam ocorrendo normalmente.
Meteorologistas do país afirmaram que há forte possibilidade de as chuvas persistirem até segunda-feira (6) e garantiram que estão adotando “todos os cuidados e medidas necessárias” para prestar apoio às populações atingidas pela tragédia. Enchentes e quedas de encostas costumam ocorrer com frequência durante o período das monções no sul da Ásia, mas estudiosos apontam que as alterações climáticas têm intensificado tanto a regularidade quanto a gravidade desses fenômenos.
Ponte com a China destruída
Desde a última sexta-feira, algumas áreas permanecem alagadas, o que levou as autoridades a emitirem alertas para possíveis transbordamentos de diversos rios. Em Katmandu, capital do Nepal, os cursos d’água ultrapassaram seus limites, invadindo comunidades estabelecidas em suas margens.
No início de julho o Nepal já havia sido atingido por fortes chuvas e ao menos oito pessoas morreram após a enchente do rio Bhote Koshi, que derrubou a chamada “Ponte da Amizade”, estrutura que conecta o Nepal à China. Com a destruição da travessia, até o fluxo comercial entre os dois países foi paralisado, de acordo com os relatos oficiais divulgados.
