O Ministério da Justiça da Noruega, declarou na manhã desta quinta-feira (23), que bloqueará acessos de turistas russos ao país devido ao conflito atual entre Rússia e Ucrânia. A ação vai acontecer a partir do dia 29 de maio e, segundo a ministra de Justiça, Emilie Engel Mehl, a escolha foi tomada em sintonia com a postura da Noruega em apoio aos aliados, que seguem em desacordo com a guerra ilegal que vem acontecendo.
Turistas russos que não tenham motivos essenciais e indispensáveis para a entrada na Noruega, serão barrados – exceções se aplicam em caso de estudantes e trabalhadores, além de visitas com grau de parentesco no país, segundo o ministério.
Resposta da Rússia
A Rússia declarou que tal ação tem caráter “puramente discriminatório ”e que terá uma resposta ao país da Noruega.
“Não ficarão sem resposta”. É claro que a decisão é puramente discriminatória. Não aceitamos tais medidas. Lamentamos que a liderança norueguesa tenha escolhido esta forma de piorar nossas relações bilaterais, que já vão mal recentemente, e não por iniciativa nossa”, informou a imprensa o porta-voz do Kremlin em Moscou, Dmitry Peskov.
O país informou ainda que não fará o mesmo com cidadãos noruegueses, mas haverá resposta à decisão, segundo a porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, Maria Zakharova: “Mas isto não significa que medidas retaliatórias não serão tomadas. Serão”, acrescentou.
Bombardeio russo continua em Kharkiv na Ucrânia (foto: Reprodução/Anadolu/Getty Images)
Restrição em 2022
A Noruega, que faz parte da Otan, impôs restrições no ano de 2022 a vistos dos turistas russos, após o país invadir a Ucrânia, adotando algumas medidas já tomadas por Bruxelas contra a Rússia. Apenas havia exceção a quem já tinha um visto mais longo ou emitido por outro país do espaço Schengen.
Outra razão que pode motivar o controle de turistas são os serviços de contraespionagem da Noruega que só no começo do ano de 2023, em Oslo, expulsou funcionários russos da embaixada suspeitos de espionagem, além da prisão de um espião russo em 2022 que se intitulou pesquisador brasileiro. O país acredita que a Rússia pode ser uma ameaça a inteligência Norueguesa já que perderam oficiais.
Aproximadamente 5 mil turistas já atravessaram fronteiras da Rússia rumo a Noruega e com a restrição estabelecida, o acesso ao espaço Schengen (composto por 29 países e possui controle fronteiriço, não exigindo passaporte), também fica indisponível.