INMAG | Todos os direitos reservados.

Hi, what are you looking for?

Notícias

Nova tempestade solar causa aurora boreal na Europa e aurora austral na Argentina e Chile

Novo fenômeno que trás a alteração de cor no horizonte se torna o primeiro em 19 anos a receber o alerta de ”severo”

Aurora austral no Chile
Aurora austral no Chile (reprodução/X/@Th3Olbap_)

A agência de Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos (ou NOAA, sigla em inglês), lançou um comunicado de alerta sobre uma tempestade solar “severa“, registrada desde a noite desta sexta-feira (10), que provocará raras auroras austrais no Hemisfério Sul e auroras boreais incomuns no Hemisfério Norte, podendo afetar o funcionamento de redes de energia e a comunicação via satélite.  

Fenômeno tempestade solar

Uma tempestade solar é criada através de ejeções de massa coronal, que são erupções de plasma e campos magnéticos originários das camais profunda do sol, conhecida como coroa solar. 

Uma das consequências desse fenômeno são as auroras boreais, título de quando ocorre no hemisfério norte, e a aurora austral, nome quando o fenômeno ocorre no hemisfério sul. 


Tempestade Solar
Ilustração do processo da Tempestade Solar (Foto: reprodução/Lia Koltyrina / Shutterstock.com)

Eles são um fenômeno óptico observado através da terra, fazendo o horizonte ganhar as colorações incomuns, geralmente de verde e vermelha. Isso se deve ao fato das partículas carregadas de energia e luz que são empurradas de uma erupção solar para a terra, a forma que as partículas se unem a atmosfera gera as cores alternativas. 

Aviso da NOOA

A NOOA emitiu o aviso informando sobre a tempestade geomagnética, essa que seria do tipo ‘’severo’’, a primeira vez desde janeiro de 2005, a previsão que essa nova tempestade deve durar todo o fim de semana. 

O fenômeno pode trazer impactos significativos no planeta, causando problemas nos sistemas de comunicações e navegação, isso ocorre pelas interferências das tempestades na propagação de sinais de rádio e degradação na precisão do GPS. 


Aurora Boreal no Estados Unidos
Aurora Boreal no Estados Unidos (Foto: reprodução/Travel Alaska/ Matt Hage)

“Alertamos todos os nossos operadores de infraestrutura com os quais costumamos coordenar, como operadores de satélites, de comunicação… e claro, a rede de energia na América do Norte”, informa o especialista em meteorologia espacial Shawn Dahl em uma coletiva de imprensa.   

Aurora boreais e aurora austrais ao redor do mundo

A tempestade solar provocou uma rara aurora austral em Ushuaia, ao sul da Argentina, no Chile, o fenômeno foi localizado na Patagonia Chilena e a região de Los Lagos. 

No continente europeu, houve registros de aurora boreais em Londres, no Reino Unido, Budapeste, na Hungria, Reix, na Suíça e no norte de Portugal. 

Nos Estados Unidos, há relatos da aurora boreal em Wiscosin, Flórida e Massachussets. 

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Empreender na Prática

Não há contradição entre frescor, relaxamento e bem-estar. Na rotina de self-care, os body splashes se tornaram protagonistas quando assunto é refrescar o corpo...

Saúde e Bem Estar

A Massagem Nuru é uma prática terapêutica que tem origem no Japão e se tornou cada vez mais popular em diversos países, incluindo o...

Celebridades

O cantor foi fotografado ao lado da esposa Bianca Censori. Ele estava mascarado e ela nua, sob uma capa de chuva transparente.

Magazine

Quem conhece Nicole Bahls, sabe que ela é babado, confusão e alegria, por onde passa deixa seu rastro de carisma e felicidade. Nicole é...