INMAG | Todos os direitos reservados.

Hi, what are you looking for?

Notícias

Novas imagens do Google Maps expõem os estragos da enchente do Rio Guaíba

É possível ver toda a extensão da região e aviões inundadas pelo rio

inundação rio guaiba
Região de Porto Alegre inundado pelo Rio Guaíba (Foto destaque: reprodução/Google Maps)

O Google Maps lançou novas imagens de satélite atualizadas na versão mobile (para celular) que revelam a gravidade e extensão das enchentes que assolaram Porto Alegre e regiões próximas no Rio Grande do Sul.



Impacto das enchentes

As novas imagens divulgadas mostram o transbordamento do Rio Guaíba que inundou o centro histórico da famosa capital gaúcha. Nas fotos é possível ver locais emblemáticos como o Aeroporto Internacional Salgado Filho e o Beira-Rio totalmente submersos.

Outro local conhecido, um espaço comercial chamado Boulevard Lançador e também uma sede de uma exposição “Varig Experierence” onde se celebra a história da aviação brasileira, estão totalmente submersos com aviões flutuando em meio à cheia.

Cuidados pós-enchente

Mesmo com o Rio Guaíba recuando e ficando abaixo da cota de inundação, o Instituto de Pesquisas Hidráulicas (IPH) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) continua preocupado. Eles alertam ainda para oscilações que podem acontecer como consequência de ventos e afluentes dos rios da região.

Começaram agora as operações de limpeza, em específico no Mercado Público de Porto Alegre, desde que ele foi atingido pelas enchentes e, surpreendentemente, já foram interrompidas pela probabilidade de novas chuvas intensas na região.


Novas imagens do Google Maps expõem os estragos da enchente do Rio Guaíba
Aeroporto Salgado Filho ficou alagado em decorrência das chuvas
(Foto: Fraport/Divulgação)

Impacto aéreo

O Aeroporto Salgado Filho afetado pelas enchentes tem como previsão para retornar suas operações apenas em dezembro de 2024, segundo um comunicado publicado pela concessionária Fraport, a qual é a responsável pela administração do aeroporto.

A principal preocupação no momento é a pista do aeroporto, já que ainda não é possível examinar o estrago do local devido à água. Mas a concessionária afirma que será necessária cerca de R$ 1 bilhão de reais para a reconstrução completa do local.

A CNN procurou o Google para obter uma data para as imagens de satélite, mas ainda aguarda resposta.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Empreender na Prática

Não há contradição entre frescor, relaxamento e bem-estar. Na rotina de self-care, os body splashes se tornaram protagonistas quando assunto é refrescar o corpo...

Saúde e Bem Estar

A Massagem Nuru é uma prática terapêutica que tem origem no Japão e se tornou cada vez mais popular em diversos países, incluindo o...

Celebridades

O cantor foi fotografado ao lado da esposa Bianca Censori. Ele estava mascarado e ela nua, sob uma capa de chuva transparente.

Magazine

Quem conhece Nicole Bahls, sabe que ela é babado, confusão e alegria, por onde passa deixa seu rastro de carisma e felicidade. Nicole é...