Robert Prevost, o papa Leão XIV, será foto de capa da revista Time. A foto foi registrada no momento em que o pontífice apareceu na sacada da Capela Sistina, após assumir a posição de líder da Igreja Católica.
Na página da Time, a revista descreve a fotografia: “O recém-ungido Papa Leão XIV chegou à sacada trajando uma batina branca, encimada por uma capa vermelha com detalhes em arminho e envolta por uma faixa bordada a ouro. Ele juntou as mãos em oração e sorriu enquanto a multidão gritava seu nome e “Viva La Papa!”
Foto do papa Leão para a capa da revista Time (Foto: reprodução/Instagram/time)
Quem é o papa Leão XIV?
Robert Prevost, de 69 anos, é natural de Illinois, no estado americano de Chicago. Ele foi missionário no Peru de 2014 a 2023. No país, ele viveu a maior parte do tempo na cidade de Trujillo. Depois, foi nomeado bispo de Chicago. Leão XIV possui desde 2015 cidadania peruana.

O novo pontífice também tinha viagem marcada ao Brasil antes do conclave. Ele já veio ao país para visitar o colégio Agostiniano Mendel, na Zona Leste de São Paulo.
Um papa americano
Alguns dias antes do conclave, havia preocupação sobre a influência dos Estados Unidos na escolha do novo papa. A ala conservadora da igreja católica do país, que era oposta ao papa Francisco (2013-2025), buscava um nome mais conservador e rejeitava a visão liberam e as reformas implementadas pelo pontífice anterior.
Apesar de ser americano, o papa Leão é considerado reformista e não se alinha às prioridades de Donald Trump ou da parcela católica conservadora dos Estados Unidos. Espera-se que o novo pontífice dê continuidade a visão de seu antecessor.
O papa Francisco tinha uma relação com o presidente Donald Trump e membros do alto escalão do governo dos Estados Unidos marcada por tensão e discordâncias tanto em questões políticas quanto eclesiásticas.
Após o resultado do conclave, Trump parabenizou Prevost e disse que a eleição do primeiro papa americano foi “uma grande honra”.