Número de usuários no sistema financeiro dobrou nos últimos cinco anos

Rafael Almeida Por Rafael Almeida
2 min de leitura
Foto destaque: De acordo com o Banco Central ainda existem R$ 8,6 bilhões para serem resgatados (Reprodução/Ton Molina/Bloomberg/Getty Images Embed)

De acordo com um relatório divulgado pelo Banco Central, o número de usuários ativos no sistema financeiro dobrou nos últimos cinco anos no Brasil. Parte desse aumento pode ser creditada ao sucesso do PIX e à criação de políticas públicas que facilitaram a abertura de contas digitais.

Ainda segundo o relatório, entre junho de 2018 e dezembro de 2023, o total de clientes teve um salto de 103,2% no período, passando de 77,2 milhões para 152 milhões. Esse número representa cerca de 87,7% da população adulta no país.

PIX foi forte fator de expansão em 2020

De acordo com o Banco Central, uma forte expansão foi vista a partir do segundo semestre de 2020, após o lançamento do PIX. Nesse período, houve um aumento de clientes de pessoas físicas de mais de 80%, com os cinco maiores bancos tradicionais registrando um aumento de 3000%.


PIX ajudou a colocar mais pessoas no sistema financeiro (foto: reprodução/Bloomberg/Getty Images Embed)


“Dois marcos foram fundamentais para esse salto na inclusão financeira: a abertura de contas no auxílio emergencial no Caixa Tem decorrente da pandemia da covid-19 e a implementação do PIX em novembro de 2020”.

Trecho do relatório do Banco Central

Crescimento de cooperativas

Outro segmento que também viu forte crescimento foi o de cooperativas. Nesse caso, houve o ingresso de mais de 1,6 milhão de novos clientes, enquanto outros segmentos mostraram estabilidade no número de clientes ativos.

De acordo com os números apresentados, cerca de três quartos das pessoas físicas possuíram operações de crédito ativas entre julho de 2023 e dezembro de 2023. Nesse quesito, também foram incluídas as operações ativas de cartão de crédito. No mesmo período, observou-se que, dos 152 milhões de clientes ativos como pessoas físicas, 10,9% possuíam apenas operações de crédito no SCR, 24,7% realizaram apenas operações de pagamento e 64,4% realizaram operações de crédito e pagamento.

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile