INMAG | Todos os direitos reservados.

Hi, what are you looking for?

Notícias

O amor está no ar: entenda por que o dia dos namorados é celebrado em junho

A data surgiu a mais de 60 anos no Brasil onde casais celebram o amor e trocam presentes

O amor está no ar: entenda por que o dia dos namorados é celebrado em junho
(Foto: reprodução/Jornal A Platéia)

Celebrado nesta quarta-feira (12) no Brasil, o dia dos namorados não acompanha a mesma data em outros lugares do mundo. Nos Estados Unidos por exemplo, os românticos comemoram a data em 14 de fevereiro, assim como em Portugal e Espanha, que também celebram o famoso Valentine’s Day nesse dia.

A data em fevereiro acontece devido uma homenagem ao Dia de São Valentim, santo que lutou durante as guerras para retirar a proibição que negava o direito das pessoas a se casarem.

Como a data surgiu?

No Brasil, o dia comemorado pelos casais existe desde a década de 1940, e começou com um o trabalho do publicitário João Doria — pai do ex-governador de São Paulo João Doria Jr — que a pedido da rede de lojas Clipper, criou a data.

O dono da empresa de departamentos, Nilo de Souza Carvalho, acreditava que as vendas sofriam uma queda entre o dia das mães e o dia dos pais, já que não existia nenhuma outra data comemorativa nesse período.


O amor está no ar: entenda por que o dia dos namorados é celebrado em junho
Propaganda lançada em 1948 (Foto: reprodução/UOL)

Sendo assim o publicitário João Doria desenvolveu em 1948 uma campanha das lojas Clipper onde a proposta de um Dia dos Namorados era associado a Santo Antônio, que é celebrado em 13 de junho e é conhecido nacionalmente como o “santo casamenteiro”.

Resultados

A campanha que tinha o foco em aumentar as vendas, incentivava a compra de presentes dos casais com o slogan “Não é só com beijos que se prova o amor!”. A ideia do publicitário foi um sucesso, e desde então o dia 12 passou a ser o dia dos namorados no Brasil.

Todos os anos empresas de todos os ramos investem em propagandas da data, decorações em suas lojas com corações e promoções para casais, e a ideia de aumentar as vendas nesse período não só funcionou como se tornou um dos momentos mais lucrativos do ano.

Data de publicação: 12/06/2024 14:06

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Advertisement
Advertisement

Mais lidas

Saúde e Bem Estar

A Massagem Nuru é uma prática terapêutica que tem origem no Japão e se tornou cada vez mais popular em diversos países, incluindo o...

Empreender na Prática

Não há contradição entre frescor, relaxamento e bem-estar. Na rotina de self-care, os body splashes se tornaram protagonistas quando assunto é refrescar o corpo...

Celebridades

O cantor foi fotografado ao lado da esposa Bianca Censori. Ele estava mascarado e ela nua, sob uma capa de chuva transparente.

Magazine

Quem conhece Nicole Bahls, sabe que ela é babado, confusão e alegria, por onde passa deixa seu rastro de carisma e felicidade. Nicole é...