Onda de frio se aproxima com temporais no sul e alerta para ciclone extratropical
A semana começa com mudanças significativas no clima em diversas regiões do Brasil. Nesta segunda-feira, o tempo ainda será quente e abafado em boa parte do país, mas a partir de terça-feira (27), uma frente fria de origem polar deve avançar e trazer o primeiro grande frio do ano, conforme a Climatempo. No Sul, um […]
A semana começa com mudanças significativas no clima em diversas regiões do Brasil. Nesta segunda-feira, o tempo ainda será quente e abafado em boa parte do país, mas a partir de terça-feira (27), uma frente fria de origem polar deve avançar e trazer o primeiro grande frio do ano, conforme a Climatempo.
No Sul, um sistema de baixa pressão atmosférica no interior do continente, aliado à circulação de ventos em baixos níveis, deve intensificar as chuvas no Rio Grande do Sul. As regiões oeste, centro e campanha gaúcha estão em alerta para temporais, com risco de chuva forte, raios e ventania. Nas demais áreas do estado, incluindo Porto Alegre, a previsão é de pancadas moderadas a fortes. O extremo sul de Santa Catarina também pode registrar chuva, enquanto no Paraná o tempo segue firme, com elevação nas temperaturas.
Informações do Centro de Monitoramento
O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) emitiu alerta de nível moderado para enchentes e inundações em Uruguaiana, Santa Maria e Santa Cruz do Sul, devido à continuidade das chuvas.

No Sudeste e Centro-Oeste, o destaque é o calor e a baixa umidade do ar. O tempo seco predomina em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso do Sul, leste de Mato Grosso e no Distrito Federal. As temperaturas ficam elevadas durante a tarde, e em algumas áreas do interior paulista e do oeste mineiro, a umidade relativa do ar pode ficar abaixo dos 30%. Apenas o litoral do Espírito Santo deve ter pancadas de chuva devido à umidade vinda do mar.
No Nordeste, a faixa leste terá um dia instável, com previsão de chuva moderada a forte no litoral da Bahia, Sergipe e Alagoas. Já no interior da região, o tempo segue firme e seco, com índices baixos de umidade em áreas do sertão.
Na Região Norte, a Zona de Convergência Intertropical mantém as condições para chuvas volumosas no Amapá e temporais entre Amazonas e Roraima. Também há chance de pancadas fortes no norte de Rondônia, Acre e partes do Pará. Em Tocantins, o tempo segue seco.
A partir de terça-feira, a frente fria começa a avançar pelo Sul e traz instabilidades para São Paulo e Mato Grosso. Entre os dias 31 de maio e 1º de junho, a entrada de ar polar mais intenso derrubará significativamente as temperaturas no Sudeste e Centro-Oeste.
Previsão para o sul do país
As previsões indicam temperaturas negativas no Sul, com possibilidade de mínimas entre -3°C e -5°C em regiões mais elevadas do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. Pode haver geada ampla e até possibilidade de neve, caso as condições de umidade se mantenham. O frio também deve alcançar o Norte, provocando friagem em Rondônia, Acre e sul do Amazonas. Recordes de frio são esperados, com temperaturas abaixo dos 10°C em diversas cidades fora das regiões serranas.
Além do frio, os meteorologistas alertam para a possível formação de um ciclone extratropical na quinta-feira, ao largo da costa do Rio Grande do Sul. Esse fenômeno pode provocar ventos de até 100 km/h e gerar ressaca no litoral do Sul e do Sudeste. Ainda há incertezas sobre a intensidade e a localização exata do sistema, mas o risco de impactos é real.
