INMAG | Todos os direitos reservados.

Hi, what are you looking for?

Notícias

Papa Francisco não consegue realizar discurso devido à bronquite

Francisco pediu ao monsenhor para realizar a leitura durante cerimônia

Devido a problemas de saúde o papa não conseguiu ler discurso em evento.
Foto destaque: Papa Francisco em evento (Reprodução/site/arquidiocesedeuberaba)

Papa Francisco, conhecido não apenas pelo público religioso, precisou pedir ao seu assessor para fazer a leitura de um discurso durante uma cerimônia nesse sábado, (02).

Para quem não sabe, o Papa está sofrendo com bronquite e sintomas de gripe, devido a este motivo, teve dificuldade para realizar a leitura. O discurso tradicionalmente realizado pelo Papa precisou ser realizado pelo assessor na cerimônia de abertura do ano judicial do tribunal do vaticano.

Papa explica por que não conseguiu fazer o discurso

Francisco fez questão de explicar o que aconteceu e disse com suas palavras:

“Eu preparei um discurso, mas, como vocês podem ver, não estou conseguindo lê-lo devido à bronquite. Pedi ao Monsenhor (Filippo) Ciampanelli que o lesse para mim”, disse o Papa já com a voz rouca e cansada.

O esclarecimento do Papa tranquilizou os fiéis, que estranharam a forma como ele chegou e o fato de não ter realizado o discurso como de costume.


Papa não realiza discurso devido a gripe.
Papa Francisco acenando (Foto: reprodução/site/exame.com)

Francisco teve problemas de saúde recentemente

O papa, que tem 87 anos, passou por uma série de cuidados. Na última quarta-feira, o mesmo foi a um hospital para realizar exames com sintomas de resfriado. O papa teve que fazer o cancelamento da sua viagem onde iria para a “COP28” que foi realizada em Dubai no início de dezembro de 2023, tinha sido diagnosticado com resfriado e, por consequência, o mesmo teve problemas nos pulmões.

Vale lembrar que, ainda jovem, Francisco removeu parte de seus pulmões. O sacerdote serve atualmente como bispo de Roma e soberano do Estado da Cidade do Vaticano, além de ser o primeiro papa a ser membro da Companhia de Jesus (Jesuítas).

Ao longo de sua vida pública e religiosa, o Papa Francisco se destacou por sua humildade, ênfase na misericórdia de Deus, visibilidade internacional como papa, preocupação com os pobres e compromisso com o diálogo inter-religioso. Com seu jeito de ser, o papa conquistou muitas pessoas, por isso a preocupação. Na cerimônia que foi realizada nessa catequese, Francisco chegou de cadeira de rodas causando um receio nas pessoas e o próprio pediu desculpas por não ter voz suficiente para dar continuidade. Devido a isso, quem acabou fazendo a fala foi o monsenhor Filippo, da Secretaria de Estado. “Continuo um pouco de resfriado”, explicou o papa.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

15 + onze =

Mais lidas

Empreender na Prática

Não há contradição entre frescor, relaxamento e bem-estar. Na rotina de self-care, os body splashes se tornaram protagonistas quando assunto é refrescar o corpo...

Saúde e Bem Estar

A Massagem Nuru é uma prática terapêutica que tem origem no Japão e se tornou cada vez mais popular em diversos países, incluindo o...

Magazine

Quem conhece Nicole Bahls, sabe que ela é babado, confusão e alegria, por onde passa deixa seu rastro de carisma e felicidade. Nicole é...

Reality

A final de A Fazenda 15 vai acontecer na quinta-feira (21). Quatro integrantes estão na disputa pelo prêmio de um milhão e meio de...