O Partido Trabalhista Labouer Party venceu as eleições gerais e Keir Starmer se tornou o primeiro-ministro, nessa sexta-feira (5), do Reino Unido. A agremiação centro-esquerda confirmou a vitória esmagadora após 14 anos de governo liberal, na nação insular (reunião de países). A legenda confirmou o favoritismo e conquistou mais de 410 assentos no Parlamento, mesmo diante de um cenário que, exigia a necessidade de conquistar 326 assentos dos 650 disponíveis.
A oposição e Keir Starmer
Os Liberais por sua vez, representados pelo candidato do Partido Liberal Tory, primeiro-ministro britânica Richi Sunak deixou o local junto aos candidatos derrotados. Isso porque, seu mandato entrou em colapso depois de um plano financeiro do qual o mercado e investidores não deram apoio esperado, e consequentemente, a libra despencou.
Partido Trabalhista venceu as eleicções no Reino Unido com 33,9% dos votos e apontou Keir Stamer como primeiro-ministro (Foto: reprodução/Anthony Devlin/getty images embed)
Keir Stamer foi o líder dos Trabalhadores, nomeado nessa sexta-feira (5), como primeiro-ministro do Reino Unido. Durante sua fala, ele afirmou que, o mandato exigirá “grande responsabilidade”, como também prometeu trabalhar para melhorar a nação.
Imprensa britânica
O resultado é pautado pela imprensa britânica, como “lavada” para os Trabalhadores, enquanto o Partido Conservador Tory, do primeiro-ministro Rishi Sunak, a derrota histórica.
Ele é o atual primeiro-ministro que, admitiu a derrota e seguiu a liturgia de telefonar para o oponente e parabenizá-lo. Na oportunidade, ele ensejou a cordialidade sobre a transição pacífica e ordeira ao primeiro-ministro eleito, Stamer.
Abaixo o organograma sobre os candidatos eleitos pelo Partido Trabalhista para o Parlamento e os demais partidos:
- Partido Trabalhista (centro-esquerda): aumenta de 205 para 412 assentos (crescimento de +207)
- Partido Conservador (centro-direita): cai de 344 assentos para 120 (queda de -224)
- Partido Liberal Democrata: aumenta de 15 para 71 (crescimento de +56)
- Partido Nacional Escocês: cai de 43 para 9 (queda de -34)
- Sinn Féin: manteve sete (7)
- Partido Reformista (extrema direita): aumento de um (1) para quatro (4) (crescimento de +3)
- Partido do País de Gales: sobe de três (3) para quatro (4) (crescimento de +1)
- Partido Verde: sobe de um (1) para quatro (4) (crescimento de +3)
- A definir: três (3)
- Outros: 16
Com esse panorama, o líder do Partido Liberal, Sumak se despediu com um “sinto muito”, enquanto o líder do Partido Trabalhista, Starmer discursou sobre a nação está a caminho da mudança.