“Pelo fim da cultura do estupro”, presidente do PT pede prisão de Robinho nas redes sociais 

Sofia Souza Por Sofia Souza
3 min de leitura
Foto destaque: Gleisi Hoffmann usou as redes sociais para cobrar a validação da pena por estupro de Robinho pela Justiça brasileira (Reprodução/Julia Leite/Agência PT)

Nesta quarta-feira (28), a presidente do PT, Gleisi Hoffmann usou as redes sociais para cobrar a Justiça brasileira e pediu  a prisão do ex-jogador de futebol Robinho. Na Itália, o ex-atleta foi condenado por estupro em 2013, no entanto, por residir no Brasil, sua pena ainda não foi cumprida. 

Mais do que na hora o STJ julgar e punir o estuprador Robinho! Seu fim deve ser a cadeia, assim como foi com Daniel Alves. Que o rigor da lei seja aplicado e sirva de exemplo para outros homens. Pelo fim da cultura do estupro”, escreveu a deputada federal no X nesta quarta-feira (28). 

Caso Robinho

Em 2013, Robinho foi condenado, pela Justiça italiana,  por participar de um  estupro coletivo. No entanto, o ex-jogador recorreu a sentença diversas vezes e, em 2022, quando sua condenação entrou em trânsito em julgado, ou seja, quando a sentença final não pode ser mais recorrida por ambas as partes do processo, Robinho já havia fugido para o Brasil e, portanto, o ex-atleta nem chegou a ser preso. 


O ex-jogador revelado pelo Santos foi condenado a 9 anos de reclusão pela Justiça italiana. (Foto: reprodução/Toru Hanai/Reuters)

Na época, a Justiça da Itália solicitou ao Brasil a extradição de Robinho para que ele pudesse pagar por sua condenação em solo italiano, no entanto, a Justiça brasileira não permite extradição de cidadãos natos. Dessa forma, o pedido passou a ser para que a pena seja cumprida em território nacional, mas, para que isso aconteça, cabe ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) a validação da condenação de Robinho, decisão que, até o fechamento desta matéria, ainda não foi concluída. 

Validação da sentença de Robinho no Brasil

A colunista do jornal O Globo, Malu Gaspar, apurou que o STJ marcou, para o próximo dia 20 de março, o julgamento para validação ou não da sentença que a Justiça italiana concedeu sobre o caso de Robinho. De acordo com a apuração, o  relator do caso, ministro Francisco Falcão, está preparando seu voto para que a condenação que o  ex-jogador teve em 2013 seja validada pela Justiça brasileira. 

No entanto, vale ressaltar que a decisão será tomada por outros 14 ministros, além do relator. Por isso, Robinho somente terá sua sentença validada pela Justiça brasileira caso haja maioria de votos no STJ.

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile